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A inserção e permanência no mercado de trabalho das alunas da Escola de Administração da UFRGS durante o período de pandemia
dc.contributor.advisor | Antonello, Cláudia Simone | pt_BR |
dc.contributor.author | Lampert, Bruna Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-27T04:44:58Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/237833 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como foco entender o processo de inserção e permanência no mercado de trabalho de mulheres egressas e alunas da Escola de Administração da UFRGS durante o período de pandemia. A relevância do estudo reside em explorar as condições que geraram fragilidades e oportunidades para as mulheres no mercado de trabalho, trazendo a discussão de gênero no mercado de trabalho sob o prisma da pandemia, que tende a ressaltar dificuldades. O referencial teórico foi baseado em dados sobre a entrada das mulheres no mercado de trabalho, com ênfase em períodos de crise e em estudos realizados com grupos de estudantes de Administração em diversas universidades do país. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa qualitativa com foco em história de vida, as entrevistas semiestruturadas foram aplicadas a estudantes a partir do sexto semestre do curso de Administração da UFRGS e estudantes graduadas pelo mesmo curso. O roteiro de entrevistas foi aberto, de forma a proporcionar a coleta de informações sobre a história de vida das entrevistadas, valorizando perspectivas pessoais e relevantes para as entrevistadas dentro de seus contextos sociais e econômicos particulares. Durante a análise das entrevistas, foram evidenciados aspectos relacionados à importância do curso dentro da inserção profissional e aos impactos sentidos pelas entrevistadas, ao longo da pandemia, em suas trajetórias profissionais e educacionais. Todas as entrevistadas foram impactadas de alguma forma pela pandemia, mesmo que de formas distintas. Ao mesmo tempo em que esse momento apresentou oportunidades de realizar planos, em alguns casos, também influenciou de forma direta na trajetória profissional das pesquisadas, considerando que quase todas trocaram de local de trabalho. Aponta-se, entretanto, a necessidade de novos estudos sobre a temática, com entrevistadas de níveis socioeconômicos distintos ou entrevistados homens para auxiliar na percepção de diferenças e semelhanças entre homens e mulheres durante o período de crise causado pelo COVID-19. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study focuses on understanding the process of insertion and permanence in the labor market of women who graduated and students from the School of Administration at UFRGS during the pandemic period. The relevance of the study lies in exploring the conditions that generated weaknesses and opportunities for women in the labor market, bringing the discussion of gender into the labor market from the perspective of the pandemic, which tends to highlight difficulties. The theoretical framework was based on data on the entry of women into the labor market, with an emphasis on periods of crisis and on studies carried out with groups of Administration students in several universities in the country. To achieve the proposed objectives, a qualitative research with focus on life story was carried out, the semi-structured interviews were applied to students from the sixth semester of the Administration course at UFRGS and students graduated from the same course. The interview script was open, to provide the collection of information about the interviewees' life history, valuing personal and relevant perspectives for the interviewees within their particular social and economic contexts. During the analysis of the interviews, aspects about the importance of the course within the professional insertion and the impacts felt by the interviewees throughout the pandemic, in their professional and educational trajectories, were highlighted. All interviewees were impacted in some way by the pandemic, albeit in different ways. While this moment presented opportunities to carry out plans, in some cases, it also directly influenced the professional trajectory of those surveyed, considering that almost all of them changed their place of work. However, there is a need for further studies on the subject, with interviewees from different socioeconomic levels or male interviewees to help in the perception of differences and similarities between men and women during the period of crisis caused by COVID-19. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Professional insertion | en |
dc.subject | Mercado de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Pandemic | en |
dc.subject | Women | en |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Life-history | en |
dc.title | A inserção e permanência no mercado de trabalho das alunas da Escola de Administração da UFRGS durante o período de pandemia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001139270 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021/1 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Administração | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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