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dc.contributor.advisorAzevêdo, Aristonpt_BR
dc.contributor.authorFraga, Laerte Francisco Duringpt_BR
dc.date.accessioned2022-04-27T04:44:34Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237804pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se propõe a entender como ensinar ética a estudantes de administração através da análise do Diário do Aprendiz, instrumento pedagógico aplicado na cadeira de Filosofia e Ética na Administração. Para tal fim, na revisão teórica, discorreu-se sobre a (in)capacidade de pensar, que Hannah Arendt levanta e elabora em suas obras, vinculada diretamente ao modo de vida predominante na sociedade, gerando a “banalidade do mal”; depois, vinculou-se essa capacidade de pensar com a ética, utilizando Bethania Assy. Por fim, fez-se uma ponte entre a capacidade de pensar e os problemas estruturais da ética na administração, bem como sua dificuldade de ser ensinada nas escolas de administração. Para tal feito, foram feitas três análise: (1) análise do instrumento pedagógico, (2) análise das respostas dos estudantes e (3) análise da percepção dos estudantes sobre o instrumento. Para realizar a segunda análise, foi necessário extrair três elementos da capacidade de pensar: (1) não alienar-se, (2) responsabilizar-se e (3) julgar livremente. Observa-se que o desafio de estimular a capacidade de pensar e ensinar ética para estudantes de administração é grande. Do mesmo modo, é imprescindível e mais que urgente. Ao fim, identificamos que o Diário, apesar de caber algumas melhorias, cumpre o seu papel e estimula a capacidade de pensar nos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractThe present work intends to understand how to teach ethics to administration students through the analysis of the Diário do Aprendiz, a pedagogical instrument applied in the subject of Philosophy and Ethics in Administration. In the theoretical review, the (in)ability of thinking was discussed, which Hannah Arendt raises and elaborates in her works, directly linked to the predominant way of life in society, generating the “banality of evil”; later, this ability to think was linked with ethics, using Bethania Assy. Finally, a bridge was made between the ability to think and the structural problems of ethics in administration, as well its difficulty in being taught in business schools. For this purpose, three analyzes were carried out: (1) analysis of the pedagogical instrument, (2) analysis of students' responses and (3) analysis of students' perception of the instrument. To perform the second analysis, it was necessary to extract three elements of the ability to think: (1) not to alienate oneself, (2) to be responsible and (3) to judge freely. It is observed that the challenge of stimulating the ability to think and teach ethics to business students is great. Likewise, it is essential and more than urgent. At the end, we found that the Diary, despite having some improvements, fulfills its role and stimulates students' ability to think.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArendt, Hannah, 1906-1975pt_BR
dc.subjectAbility to thinken
dc.subjectBanality of evilen
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectTeaching ethics in administrationen
dc.subjectEnsino de administraçãopt_BR
dc.subjectPedagogical instrumenten
dc.subjectDailyen
dc.titleA capacidade de pensar e o ensino de ética em administração : um estudo sobre Hannah Arendt e a análise de um instrumento pedagógicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001139996pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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