Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorAlves-Brito, Alanpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Maicon Airoldi dapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-25T17:48:40Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237769pt_BR
dc.description.abstractO estudo da Astronomia esteve, por muito tempo, presente na matriz curricular brasileira, especialmente no que diz respeito ao Ensino Fundamental, sobretudo nos conteúdos de Geografia. Com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino da Astronomi a ocupa todas as etapas do Ensino Fundamental, de maneira estrutural no âmbito da componente de Ciências. Este trabalho tem como objetivo estudar a dinâmica do ensino da astronomia no Brasil a partir da BNCC. A sua justificativa repousa sobre a necessidade de interesse do estudo da astronomia em consonância com o fomento do pensamento crítico em crianças, adolescentes e jovens das escolas do Brasil. Trata - se de uma revisão de literatura, onde foram consultados livros, artigos científicos e trabalhos de conc lusão de curso especializados no assunto. A maioria das fontes são físicas, embora tenham sido consultadas as bases de dados Scielo e Google Scholar, para alguns artigos escolhidos. Nós refletimos sobre a possibilidade de que a astronomia ocupe lugar de de staque como disciplina autônoma e independente de outras matérias como a geografia e as ciências em geral, promotoras do conhecimento astronômico nas escolas, fomentando eventos e oportunidades astronômicas onde os estudantes possam conhecer de modo mais explícito os potentes recursos científicos que esta disciplina oferece.pt_BR
dc.description.abstractThe study of Astronomy was, for a long time, present in the Brazilian Curriculum matrix, mainly at the Elementary School, especially in the contents of Geography. With the new National Common Curriculum Base (NCCB), the teaching of Astronomy occupies all s tages of Elementary School, in a structural way within the framework of the Science component. This work aims to study the dynamics of Astronomy teaching in Brazil from the NCCB. Its justification is based on the need for interest in the study of Astronomy in consonance to the promotion of critical thinking in children, adolescents and young people at schools in Brazil. This is a literature review and then books, scientific articles and course conclusion papers specialized in the subject were consulted. Mos t of the sources are physical, although the Scielo and Google Scholar databases have been consulted for some chosen articles. We reflect on the possibility that Astronomy can occupy a prominent place as an autonomous discipline and independent of other sub jects such as Geography and Sciences in general, promoters of astronomical knowledge at schools, offering events and astronomical opportunities where students can know more explicitly the powerful scientific resources that this discipline offers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAstronomyen
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectNCCBen
dc.titleO Ensino de Astronomia no Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001138862pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationCiências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem