Ensino nas modalidades EAD e ERE e seus desafios
dc.contributor.advisor | Dorfman, Adriana | pt_BR |
dc.contributor.author | Toebe, Daniela da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-25T17:48:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/237762 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho aborda as dificuldades encontradas em duas das modalidades de en sino do nível superior, a educação a distância ( EAD ) e o ensino remoto emergencial ( ERE ) . Feito a partir do levantamento de dados através de uma pesquisa realizada com estudantes do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para o E nsino F undamental, d a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e de outros cursos de universidades que oferecem cursos EAD ( Centro Universitário Internacional (UNINTER) , Centro Educacional Anhanguera e Faculdade de Tecnologia FTEC), este trabalho ilustra quais foram essas d ificuldades e como os alunos sobrepujaram as adversidades para poderem estudar em casa, saindo da modalidade educação a distância para ensino remoto emergencial, em época de pandemia. Os desafios do ensino a distância começaram a ser debatidos de uma forma mais ampla devido ao fato do COVID - 19 ter avançado no país em 2022, e com isso, essa modalidade registrar um aumento de interesse por parte dos estudantes. Além de mostrar o perfil desses estudantes, o questionário tratou das dificuldades encontradas no e nsino remoto e das alternativas dadas pelos alunos para estudar em casa, e também permitiu ver como consideraram o aproveitamento dos estudos nesse momento de pandemia. Feito o levantamento de dados do questionário, a grande maioria dos alunos que responderam, tiveram dificuldades em estudar em casa, por motivos diversos como estrutura familiar, dificuldades financeiras e espaço físico adequado. Em uma das perguntas feita aos estudantes, eles precisavam responder se consideram que a pandemia intensificou a desigualdade no ensino remoto, a grande maioria respondeu que sim, que além de falta de tempo e ter que cuidar de familiares com o COVID - 19, teve toda a questão da estrutura familiar. Em contra partida, uma das perguntas, na qual o resultado chama muita atenção, é como consideraram seu aproveitamento dos estudos durante esse período de estudos totalmente remoto, dos 42 alunos que responderam o questionário, nenhum avaliou como ruim, 5 como ótimo, 10 como regular, e 27 avaliou como bom. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino Remoto Emergencial (ERE) | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.title | Ensino nas modalidades EAD e ERE e seus desafios | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001140174 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Geociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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