Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGuerra, Teresinhapt_BR
dc.contributor.authorSperb, Andressa Cristina Sphaierpt_BR
dc.date.accessioned2022-04-25T17:48:05Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237761pt_BR
dc.description.abstractAs dunas do município de Cidreira têm sofrido grande impacto ambiental, perdendo muito de sua configuração original devido à interferência do homem. Esse ecossistema está ameaçado pela urbanização e, para os conhecedores da região , é possível notar alterações na fauna e na flora local. Co m o acúmulo de pessoas residindo próxim o às dunas , os animais que ali vivem acabam por se deslocar para outras áreas, ou até mesmo ficam extintos . Para expressar de uma forma clara com a comunidade o que vem acontecendo em relação as dunas, é importante identificar a percepção ambiental das pessoas envolvidas . Este trabalho tem como objetivo compreender a percepção de estudantes do ensino fundamental de uma escola municipal de Cidreira/RS e sua relação com o meio ambiente, bem como conscientizar os estudantes e, consequentemente, a comunidade sobre a existência de problemas referentes à falta de preservação das dunas, mostrando que todos são responsáveis pela preservação do ambiente. Poucas pessoas sabem da importância das dunas para o município de Cidreira e esta pesquisa possibilita uma reflexão sobre a importância de preservar essa área, um local onde há um ecossistema de biodiversidade exuberante na paisagem do município. Os estudos referentes ao desenvolvimento da percepção ambiental são extremamente importantes para a consciência ambiental dos estudantes. A pesquisa foi realizada com uma turma de sexto ano sobre a importância da preservação das dunas. Foram utilizados na pesquisa, questionário e mapa mental. Os resultados apontam a necessidade de se fazer uma abordagem mais ampliada e estruturada dos assuntos discutidos em sala de aula, mostrando a urgência de reavaliar métodos e práticas no ensino sobre preservação do meio ambiente. A educação ambiental na escola é extremamente necessária para conscientizar as crianças sobre a importância da preservação.pt_BR
dc.description.abstractThe dunes in the municipality of Cidreira have suffered a great environmental impact, losing much of their original configuration due to human interference. This ecosystem is threatened by urbanization and, for those who know the region, it is possible to notice changes in the local fauna and flora. With the accumulation of people residing near the dunes, the animals that live there end up moving to other areas, or even become extinct. In order to clearly express to the community what has been happening in relation to the dunes, it is important to identify the environmental perception of the people involved. This work aims to understand the perception of elementary school students from a municipal school in Cidreira/RS and their relationship with the environ ment, as well as to make students and, consequently, the community aware of the existence of problems related to the lack of preservation. of the dunes, showing that everyone is responsible for preserving the environment. Few people know the importance of the dunes for the municipality of Cidreira and this research allows a reflection on the importance of preserving this area, a place where there is an ecosystem of exuberant biodiversity in the landscape in the municipality. Studies related to the developme nt of environmental perception are extremely important for students' environmental awareness. The research was carried out with a sixth year class on the importance of preserving the dunes. Questionnaire and mental map were used in the research. The result s point to the need to make a broader and more structured approach to the subjects discussed in the classroom, showing the urgency of reassessing methods and practices in teaching about environmental preservation. Environmental education at school is extremely necessary to make children aware of the importance of preservation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnvironmental impacten
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectImpacto ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectCidreira (RS)pt_BR
dc.subjectEnvironmental awarenessen
dc.titlePercepção ambiental de estudantes do Ensino Fundamental em relação às dunas de Cidreirapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001140154pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localImbé, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationCiências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples