Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAquino, Francisco Eliseupt_BR
dc.contributor.authorSevergnini, Fernanda Leitept_BR
dc.date.accessioned2022-04-25T17:47:57Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237759pt_BR
dc.description.abstractA ciência polar está cada vez mais presente no nosso cotidiano, devido as mudanças climáticas. A influência do continente Antártico no clima global traz a necessidade de conhecimentos científicos, para que possamos desenvolver e entender processos naturais e de ação humana, e assim ampliar o desenvolvimento social e de respeito à natureza, para construir um futuro com melhor qualidade de vida e de respeito à natureza. Pensando nisso, adotar um ensino em que o aluno seja o centro do processo de educação com incentivo de apr endizado autônomo e participativo, onde o aluno possa aprender e compreender como um continente tão distante como a Antártica, tem total influencia no clima e em nosso dia-a-dia, se tornou muito importante nos dias atuais. Sendo assim o presente trabalho tem como objetivo descrever as dificuldades enfrentadas por Professores sobre o ensino da Ciência polar, a influência que o continente Antártico tem no clima e em como ele está presente no ensino de Ciências. Com base nesse estudo poderá se fazer um diagnóstico acerca dos conhecimentos dos Professores e estudantes sobre esse tema. As reflexões mencionadas na pesquisa correspondem a um levantamento bibliográfico relacionado ao tema em discussão seguido de uma proposta pedagógica.pt_BR
dc.description.abstractPolar science is increasingly present in our daily lives due to climate change. The influence of the Antarctic continent on the global climate brin gs the need for scientific knowledge, so that we can develop and understand natural proces ses and human action, and thus expand social development and respect for nature, to build a future with better quality of life and respect for nature. With this in mind, adop ting a teaching method in which the student is the center of the educational process with incentives for autonomous and participatory learning, wher e the student can learn and understand how a continent as distant as Antarctica has total influence on the climate and on our daily lives, has become very important nowadays. Thus, the present work aims to describe the difficulties faced by teachers about teaching polar science, the influence that the Antarctic continent has on the climate and how it is present in science teaching. Based on this study, it will be possible to make a diagnosis about the knowledge of teachers and students about this theme. The reflections mentioned in the research correspond to a bibliographic survey related to the subject under dis cussion followed by a pedagogical proposal.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnvironmental Educationen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectClimate Changeen
dc.subjectMudança climáticapt_BR
dc.subjectAntárticapt_BR
dc.subjectSouthern Oceanen
dc.subjectAntarcticaen
dc.titleEnsino da Ciência Polar e sua importância nos anos finais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001139027pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationCiências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples