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dc.contributor.advisorMoço, Maria Cecília de Chiarapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Deise Lauana dospt_BR
dc.date.accessioned2022-04-25T17:47:49Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237757pt_BR
dc.description.abstractO uso de áreas verdes para saídas de campo com os alunos aumenta a motivação, favorece a aprendizagem e trazem uma conexão com a natureza. Além dos benefícios no âmbito da aprendizagem, também trazem bem - estar que influenciam positivamente na saúde física e mental do educando. O objetivo deste trabalho foi investigar o uso das áreas verdes pelos educadores do ensino fundamental da rede pública municip al de Riozinho no estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada através de aplicação de questionário aos professores das escolas. Os resultados mostraram que os docentes utilizam com baixa frequência as áreas verdes das escolas. Entretanto, quando utilizam, observam aderência das atividades por parte das e dos estudantes. O tempo de planejamento foi apontado como uma desvantagem. Também foi possível perceber que os professores não tiveram este tipo de atividade na sua formação de professores, nem inicial nem continuada e que este fator pode estar influenciando na insegurança no uso desses espaços na atuação profissional.pt_BR
dc.description.abstractThe use of green areas for field trips with students increases motivation, improves learning and brings a connection with nature. In addition to the benefits in the context of learning, they also bring welfare that positively influence the physical and mental health of the student. The main goal of this work is to investigate the use of green are as by elementary school educators in the public school of Riozinho in the state of Rio Grande do Sul. Data collection was carried out through the application of a questionnaire to school teachers. The results showed that teachers use green areas in schools with low frequency. However, when they use it, they observe adherence to activities by the students. The planning time was pointed out as a disadvantage. It was also possible to perceive that teachers did not have this type of activity in their teacher tr aining, neither initial nor continuing and that this factor may be influencing insecurity in the use of these spaces in professional practice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectGreen areasen
dc.subjectÁreas verdespt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectEnvironmenten
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectSchool yarden
dc.titleFora dos muros da escola: sala de aula ao ar live a a conexão com a naturezapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001139468pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationCiências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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