Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRaupp, Daniele Trajanopt_BR
dc.contributor.authorMüller, Thaís Sperbpt_BR
dc.date.accessioned2022-04-25T17:46:55Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237745pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho objetiva apresentar uma revisão sistemática de literatura a respeito das estratégias de ensino e dos principais problemas relacionados com o ensino dos mode los atômicos e dos princípios básicos dos constituintes da matéria (átomos e partículas subatômicas), com base na Análise de Conteúdo de artigos publicados na Revista Química Nova na Escola no período de 2011 a 2020. Estes artigos indicam a dificuldade dos alunos na compreensão de conceitos microscópicos, prejudicando o desenvolvimento de conteúdos mais abstratos, também realizam críticas aos livros didáticos, inclusive sobre o uso inadequado de analogias, ao utilizarem termos que os alunos não estão familiarizados ou por não compreenderem a relação existente. Os resultados desta revisão indicam como estratégia de ensino o uso de simuladores, vídeos e a confecção de estruturas de substâncias químicas utilizando miçangas. Como síntese geral, pode - se afirmar que o uso destes recursos didáticos tende a tornar a aula mais dinâmica, criativa e desperta o interesse do aluno, principalmente quando o professor cria a possibilidade de aplicar ou relacionar o conteúdo com conceitos que façam parte do cotidiano destes.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to present a systematic literature review on the teaching strategies, and the main problems related to the teaching of atomic models and the basic principles of matter (atoms and subatomic particles), which are based on the Content Analysis of articles published in the Química Nova na Escola from 2011 to 2020. These articles indicate the students' difficulty in understanding more abstract microscopic concepts, which can prejudice their development in even more abstract content, they also pres ent criticisms didactic books about and the use of analogies, when using, for example, terms that students are not familiar, or not understanding existing relationships between concepts. The results of this review indicate a teaching strategy use of simula tions, videos and the making of structures of chemical substances using beads. As a general synthesis, it can be said that the use of these didactic resources tends to make class more dynamic and peaks student's interest, especially when the teacher create s the possibility of applying or relating the content with the concepts that are part of their daily life.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStructure of matteren
dc.subjectAtomic modelsen
dc.subjectTeaching strategiesen
dc.subjectAtomen
dc.subjectSubatomic particlesen
dc.titleA Evolução dos modelos atômicos e a estrutura da matéria : uma revisão sistemática das estratégias para o ensino da Química nos anos finais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001139241pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationCiências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples