Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMoço, Maria Cecília de Chiarapt_BR
dc.contributor.authorFarias, Bruna Bauermann de Paulapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-25T17:46:20Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237737pt_BR
dc.description.abstractO Programa Residência Pedagógica da CAPES oportuniza aos estudantes de licenciatura vivenciar a realidade escolar, sendo parte do processo de construção da identidade docente. A docência compartilhada é uma prática peda gógica que tem sido adotada por alguns projetos do programa na UFRGS. Neste caso, os residentes fazem os planejamentos das aulas e realizam as atividades em duplas na sala de aula. Este trabalho tem o objetivo de avaliar a prática de docência compartilhada no Programa de Residência Pedagógica para os bolsistas vinculados ao curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os anos finais do ensino fundamental, modalidade EAD, da UFRGS. Os dados foram obtidos através de questionário online elaborado na plat aforma Google Forms, aplicado em 23 estudantes bolsistas. A análise dos dados foi mista, utilizando dados quali - quantitativos. Na análise das argumentações, observamos que para todos os participantes a docência compartilhada é vista como algo positivo, sendo apontada como uma sistemática que favorece tanto os estudantes quanto os professores. ofessores. Dessa forma, considerando o perfil dos entrevistados, que são professores em formação, apesar de não se sentirem inseguros sozinhos, o apoio de um colega torna a expe riência mais significativa com resultados mais relevantes e que contribuem para a sua formação. A docência compartilhada cria uma rede de colaboração, onde ambos saem beneficiados. Contudo, é um instrumento que exigirá adaptação e concessões daqueles que o praticam.pt_BR
dc.description.abstractThe CAPES Pedagogical Residency Program gives undergraduate students the opportunity to experience the school reality, being part of the process of building the teaching identity. Coteaching is a pedagogical practice that has been adopted by some projects of the program at UFRGS. In this case, the residents make lesson planning and carry out the activities in pairs in the classroon. This work aims to evaluate the practice of coteaching for teacher training graduate in natural science in the Pedagogical Resi dency Program at UFRGS. Data were obtained through an online questionnaire prepared on the Google Forms platform, applied to 23 students. Data analysis was mixed, using quali - quantitative data. In the analysis of the arguments, we observed that for all the participants coteaching is seen as something positive, being pointed out as a system that favors both students and teachers. Thus, considering the profile of the interviewees, who are teachers in training, despite not feeling insecure alone, the support o f a colleague makes the experience more meaningful with more relevant results that contribute to their training. Coteaching creates a collaborative network, where both benefit. However, it is an instrument that will require adaptation and concessions from those who practice it.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectCoTeachingen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectPedagogical residenceen
dc.titleDocência compartilhada como instrumento de formação inicial de professores através do Programa de Residência Pedagógica da CAPESpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001139121pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationCiências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem