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dc.contributor.advisorRosa, Kátia Kellem dapt_BR
dc.contributor.authorBelotto, Marianapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-25T17:45:53Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237733pt_BR
dc.description.abstractAs cidades turísticas brasileiras, como é o caso de Gramado, sofrem processos de especulação imobiliária, o que ocasiona em transformações no ambiente natural devido a instalação de empreendimentos imobiliários. O objetivo geral do trabalho foi elaborar um a sequência didática para o componente curricular Ciências, anos finais do Ensino Fundamental, com o uso de trilhas interpretativas na Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral Parque Municipal dos Pinheiros, Gramado, RS. Foi realizada a visitação, proposição e a caracterização de uma trilha na UC. Evidenciou - se que o Parque é uma UC que representa um ecossistema natural relacionado às áreas úmidas e possui relevância ecológica e beleza cênica. Há predominância de Floresta Ombrófila Mista, com repres entação de espécies típicas dessa formação ecológica, incluindo representantes da fauna e flora ameaçadas de extinção. A partir desta etapa exploratória da pesquisa, foi elaborada uma proposta de atividade de ensino, com alunos do 9º ano do ensino fundamental para abordar as temáticas biodiversidade local, importância da UC e a sustentabilidade ambiental nas aulas de Ciências. Diante dos desafios à sustentabilidade ambiental no município de Gramado, onde se verifica a crescente pressão sobre os ecossistemas pela expansão das áreas com a construção de grandes parques e hotéis para o turismo, a inserção desta temática no ensino de Ciências no Ensino Fundamental contribui para a formação do sujeito sustentável. A prática possui o enfoque nas observações interat ivas e reflexões e possui potencial para motivar os alunos para aprender sobre a UC e sua importância para a qualidade de vida das pessoas e a manutenção da biodiversidade no município. A interpretação dos pontos ao longo das trilhas ecológicas na UC mostrou-se relevante para incentivar ações de educação ambiental e turismo ecológicopt_BR
dc.description.abstracthe overall objective of this work was to propose science teaching activities to the final years of elementary school using interpretive trails at the Integral Protection Conservation Unit (CU) of Municipal Park Pinheiros, in Gramado, RS. The visi tation, proposition and characterization of a trail in the CU were performed. It was observed the Park is a CU which represents a natural ecosystem related to wetlands and that it has ecological relevance and scenic beauty. There is a predominance of Mixed Ombrophilous Forest, with representation of species characteristic of this ecological formation, including endangered fauna and flora representatives. From this exploratory stage of the research, a teaching activity proposal with 9th grade elementary scho ol students was developed. It aimed to address the themes of biodiversity, CU importance and environmental sustainability in science classes. Given the challenges of environmental sustainability in the city of Gramado, where there is an increasing pressure on the ecosystems because of area expansion with the construction of large parks and hotels for tourism, the inclusion of this theme in elementary school science education contributes to shaping the sustainable subject. The practice focuses on interactive observations and has potential to raise students' awareness regarding the maintenance of local biodiversity. The interpretation of locations along the ecological trails proved to be relevant to encourage environmental education actions in the CU.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCrescimento urbanopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectBiodiversidadept_BR
dc.subjectUnidades de conservaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titleA Sustentabilidade ambiental de Gramado e trilhas interpretativas nas aulas de CIênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001139035pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationCiências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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