A estatuária do Partenon : relações entre imagem e política na Atenas de Péricles
dc.contributor.advisor | Kern, Daniela Pinheiro Machado | pt_BR |
dc.contributor.author | Drummond, Arnaldo Graça | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-19T04:39:29Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/237472 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem por objetivo investigar as possíveis vinculações entre a produção das imagens que ornamentavam o templo do Partenon, em Atenas, e a sustentação do discurso “imperial-democrático” de Péricles (cristalizado na reconstituição de Tucídides de sua célebre “Oração Fúnebre”), considerando um contexto em que tal discurso, notoriamente ideológico/ideologizante, estava em evidente contraste com a situação concreta da polis. Nos interessa compreender o papel do financiamento de obras públicas, reformas urbanísticas, construções monumentais e, mais especificamente, da produção comissionada de imagens num cenário de disputa ideológica – em que estava em jogo o destino da cidade, a forma de seu sistema político, e, sobretudo, sua posição enquanto uma potência imperial. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Péricles, 495-429 A.C | pt_BR |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.subject | Atenas (Grécia) | pt_BR |
dc.title | A estatuária do Partenon : relações entre imagem e política na Atenas de Péricles | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001139617 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Artes Visuais: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Artes Visuais (660)