Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJunqueira, Heloisapt_BR
dc.contributor.authorGastal, Eduardo Rufino de Sennapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-19T04:38:51Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237419pt_BR
dc.description.abstractO Livro Didático é, atualmente, o maior recurso nas escolas públicas brasileiras e, muitas vezes, o único disponível. O presente estudo buscou analisar o que é apresentado sobre os tubarões em Livros Didáticos do 2º ano do Ensino Médio, aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático 2018. Esses animais são indispensáveis à manutenção dos ecossistemas em que habitam, mas possuem um número significativo de espécies ameaçadas de extinção. Sendo um grupo de animais com uma imagem negativa historicamente construída e difundida, é desejoso que sejam abordadas em sala de aula informações sobre sua importância ecológica e os impactos e ameaças das ações humanas. Foi realizada uma análise qualitativa em quatro Livros Didáticos amostrados, dos conteúdos sobre os tubarões, presentes no livro e verificando a presença de informações relevantes sobre seu papel ecológico e interações com humanos, no caso deste trabalho, a pesca e ataques de tubarão, bem como se estas, se presentes, estão corretas. O conteúdo nos livros amostrados traz características biológicas desses animais, deixando ausentes informações sobre seu papel ecológico, com exceção de um livro. Sobre as interações humanos-tubarões, apenas um livro contém informações corretas sobre a pesca .Quanto a ataques de tubarão, apenas um dos livros amostrados aborda o assunto, no Manual do Professor. Conclui-se que quando se trabalha esses animais em aula, o Livro Didático não pode ser a única fonte de informações, sendo necessária a utilização de outros recursos e uma abordagem do professor que complemente as lacunas de conteúdo e corrija qualquer informação equivocada.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectTubarõespt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleAnálise do impacto socioeducativo das representações de tubarão nos livros didáticos de biologia do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001130177pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples