Análise do impacto socioeducativo das representações de tubarão nos livros didáticos de biologia do ensino médio
dc.contributor.advisor | Junqueira, Heloisa | pt_BR |
dc.contributor.author | Gastal, Eduardo Rufino de Senna | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-19T04:38:51Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/237419 | pt_BR |
dc.description.abstract | O Livro Didático é, atualmente, o maior recurso nas escolas públicas brasileiras e, muitas vezes, o único disponível. O presente estudo buscou analisar o que é apresentado sobre os tubarões em Livros Didáticos do 2º ano do Ensino Médio, aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático 2018. Esses animais são indispensáveis à manutenção dos ecossistemas em que habitam, mas possuem um número significativo de espécies ameaçadas de extinção. Sendo um grupo de animais com uma imagem negativa historicamente construída e difundida, é desejoso que sejam abordadas em sala de aula informações sobre sua importância ecológica e os impactos e ameaças das ações humanas. Foi realizada uma análise qualitativa em quatro Livros Didáticos amostrados, dos conteúdos sobre os tubarões, presentes no livro e verificando a presença de informações relevantes sobre seu papel ecológico e interações com humanos, no caso deste trabalho, a pesca e ataques de tubarão, bem como se estas, se presentes, estão corretas. O conteúdo nos livros amostrados traz características biológicas desses animais, deixando ausentes informações sobre seu papel ecológico, com exceção de um livro. Sobre as interações humanos-tubarões, apenas um livro contém informações corretas sobre a pesca .Quanto a ataques de tubarão, apenas um dos livros amostrados aborda o assunto, no Manual do Professor. Conclui-se que quando se trabalha esses animais em aula, o Livro Didático não pode ser a única fonte de informações, sendo necessária a utilização de outros recursos e uma abordagem do professor que complemente as lacunas de conteúdo e corrija qualquer informação equivocada. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Tubarões | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Análise do impacto socioeducativo das representações de tubarão nos livros didáticos de biologia do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001130177 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
TCC Ciências Biológicas (1419)