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dc.contributor.advisorBecker, Maria Luiza Rheingantzpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Eduardo Bitencourt dept_BR
dc.date.accessioned2022-04-19T04:38:26Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237377pt_BR
dc.description.abstractA capacidade da criança e do adolescente de pensar criticamente é um grande ponto de contenção no debate que envolve educadores, pais e estudantes, principalmente após o surgimento do Movimento Escola Sem Partido. Com o intuito de lançar luz sobre este tópico, este estudo busca investigar na literatura a presença e o desenvolvimento do pensamento crítico em crianças e adolescentes na escola. Para isso, foram consultados livros de importantes teóricos que abordam o assunto, Jean Piaget, Lev Vygotsky e Paulo Freire, assim como artigos que elucidam a obra desses pensadores. Trabalhos empíricos, que envolvem entrevistas e medidas, feitas com crianças em idade escolar ou pré-escolar, assim como adolescentes e jovens, complementam o estudo dos teóricos com um acervo de dados mais recente. A conclusão, ao ler tanto teóricos como os estudos empíricos, foi de que a capacidade de pensar criticamente se desenvolve durante toda a infância e que, embora não se manifeste plenamente em todos os estágios do desenvolvimento, certos comportamentos mais específicos como contestar a validade de uma fonte podem ser identificados relativamente cedo. Mais do que isso, ficou aparente a influência e o benefício de instigar essas capacidades, desde crianças muito pequenas a jovens adultos.pt_BR
dc.description.abstractThe children and teenagers’ ability to engage in critical thinking is a major point of contention in the debate involving educators, parents and students, mostly so after the emergence of a movement called Escola Sem Partido (School Without Party). Aiming to shed light on that topic, this study seeks to investigate the literature on the existence and development of critical thinking in children and teenagers in school. For this purpose, books by prominent theorists who delved in this subject were consulted, such as Jean Piaget, Lev Vygotsky and Paulo Freire, as well as papers that elucidate the work of those thinkers. Empirical studies, which include interviews and measurements, applied to children in elementary or nursery as well as teenagers and young adults, complement the theorists’ studies with a collection of more recent data. The conclusion, after reading both theoretical and empirical studies, was that the ability to think critically develops throughout childhood, and although it is not fully apparent at all developmental stages, some more specific behaviors, such as contesting the validity of a given source, can be identified relatively early. More than that, it demonstrated how nurturing those abilities can influence and benefit the development from early childhood to young adulthood.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPensamento críticopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.titleUma investigação sobre o pensamento crítico de crianças e adolescentes em ambiente escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001130176pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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