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dc.contributor.authorMorais, Laryssa Alvarenga dept_BR
dc.contributor.authorNascimento, Victor Fernandezpt_BR
dc.contributor.authorGuasselli, Laurindo Antôniopt_BR
dc.contributor.authorOmetto, Jean Pierre Henry Balbaudpt_BR
dc.date.accessioned2022-04-17T04:39:16Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1808-0936pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237361pt_BR
dc.description.abstractOs resíduos sólidos urbanos (RSU) representam uma das grandes preocupações ambientais, sociais e econômicas contemporâneas. No Brasil, 78,3 milhões de toneladas de RSU foram gerados no ano de 2016. Apenas no estado de São Paulo, neste mesmo ano, foram gerados cerca de 14,6 milhões de toneladas, cerca de19% do que foi gerado no país. No gerenciamento dos RSU a coleta e o transporte são as etapas que mais impactam o orçamento financeiro, em média são gastos de 40 a 70%dos recursos nessas etapas. Além disso, o transporte dos RSU também impacta o meio ambiente através das emissões de gases de efeito estufa provenientes dos caminhões. O objetivo deste trabalho foi estimar e analisar espacialmente utilizando Sistemas de Informação Geográficas (SIG) as distâncias percorridas pelos caminhões de coleta de RSU desde os centros urbanos até os locais de disposição final dos RSU em escala regional para os municípios do estado de São Paulo. Os resultados demonstraram que para transportar os RSU dos municípios paulistas, durante o ano de 2016, foram percorridos aproximadamente 91 milhões de quilômetros. Este valor é suficiente para dar mais de 2.293 voltas no planeta Terra, e consequentemente contribui para os altos custos ambientais e econômicos desta etapa do gerenciamento dos RSU.pt_BR
dc.description.abstractMunicipal solid waste (MSW) is one of the major environmental, social and economic concerns. In Brazil, 78.3 MSW million tons were generated in the year 2016. In the São Paulo state, about 14.6 million tons were generated, around 19% of what was generated in the whole country. In the MSW management, collection and transport are the stages that most affect the financial budget, on average 40 to 70% of the economic resources are spent in these phases. In addition, this also influences the environment through greenhouse gas emissions caused by MSW trucks. This study objective was to estimate and spatially analyze using Geographic Information Systems (GIS) the distances traveled by MSW collection trucks from urban centers to final MSW disposal sites on a regional scale for all municipalities in the state of São Paulo during the year of 2016. The results showed that to transport MSW inthe São Paulo state the trucks had traveled approximately 91 million kilometers. This distance is sufficient to give more than 2,293 laps on planet Earth and consequently contributes to the high environmental and economic costs of this MSW management stage.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de cartografia, Rio de Janeiro. Vol. 71, n. 4 (2019), p. 960-982pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWasteen
dc.subjectSistemas de Informação Geográfica (SIG)pt_BR
dc.subjectGeographic Information Systemen
dc.subjectResiduos solidos urbanos : Coleta : Sistemas de informacao geograficapt_BR
dc.subjectGerenciamento de riscospt_BR
dc.subjectRouteen
dc.titleEstimativas das distâncias para disposição de resíduos sólidos urbanos no estado de São Paulopt_BR
dc.title.alternativeDistance estimations for municipal solid waste disposal in the São Paulo state en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001109264pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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