Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBorba, Eduardo Zillespt_BR
dc.date.accessioned2022-04-06T04:46:04Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2357-7126pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236640pt_BR
dc.description.abstractO artigo aborda a Realidade Virtual (RV), enquanto ambiente comunicacional, a partir dos conceitos de Flusser sobre imagem-técnica, linha e superfície, forma e matéria e mundos codificados nas particularidades das mídias sintéticas. O debate transporta o pensamento do filósofo tcheco para o contexto da RV, numa continuidade dos tensionamentos e articulações do seu debate sobre processos comunicacionais, dispositivos e não-coisas nas interfaces digitais, a partir de dois casos empíricos. Em suma, sugerem-se caminhos para o devir das tecnoexperiências com quase-coisas, numa paradoxal interpretação e decodificação dos significados contidos nas imagens computacionais sintéticas.pt_BR
dc.description.abstractThe article approaches Virtual Reality (VR), as a communicational environment, based on Flusser’s concepts about technical-image, lines and surfaces, form and matter, and encoded worlds in the particularities of synthetic media. The debate transports the Czech philosopher thoughts to the context of VR, in a continuity of tensions and articulations of his debate on communicational processes, devices and non-things in digital interfaces, based on two empirical cases. In short, paths for the coming of techno-experiences with quasi-things are suggested, in a paradoxical interpretation and decoding of the meanings contained in the computational synthetic images.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBrazilian Journal of Technology, Communication, and Cognitive Science. Macapá, AP: Universidade Federal do Amapá, Grupo de Pesquisa Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (TECCCOG). Vol. 9, n. 2 (dez. 2021), p. 1-16pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVirtual realityen
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectFlusser, Vilém, 1920-1991 : Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectImmersionen
dc.subjectQuasi-thingsen
dc.subjectSynthetic imagesen
dc.titleE se Flusser explorasse cenários de realidade virtual? as quase-coisas em constructos imersivos e multissensoriaispt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001136425pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples