Relações pedagógicas entre o professor unidocente e o professor de educação física nos anos iniciais
View/ Open
Date
2018Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Introdução: Os anos iniciais do Ensino Fundamental é uma etapa educacional onde os estudantes têm oportunidades de aprendizagens diversas entre seus pares. Esta é uma etapa onde os estudantes começam a se construir enquanto sujeitos coletivos dentro da esfera escolar e criar seus próprios valores através de suas vivências e experiências dentro deste ambiente. Portanto, as relações pedagógicas construídas entre o corpo docente da escola se mostra muito significativo e influente no que se refere ...
Introdução: Os anos iniciais do Ensino Fundamental é uma etapa educacional onde os estudantes têm oportunidades de aprendizagens diversas entre seus pares. Esta é uma etapa onde os estudantes começam a se construir enquanto sujeitos coletivos dentro da esfera escolar e criar seus próprios valores através de suas vivências e experiências dentro deste ambiente. Portanto, as relações pedagógicas construídas entre o corpo docente da escola se mostra muito significativo e influente no que se refere ao processo de escolarização. Ou seja, a interação entre os professores pode ser favorável na construção de metodologias de ensino ou até mesmo nas trocas de experiências sobre a convivência com os estudantes dentro e fora de sala de aula. Objetivo: o objetivo deste estudo é identificar e compreender a importância das relações pedagógicas e do dialogo entre o professor unidocente e o professor de Educação Física para o melhor desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologia: para este estudo, utilizamos uma abordagem qualitativa. Optamos pela realização de um estudo de caso realizando entrevistas semiestruturadas com duas unidocentes, na busca das respostas para os questionamentos emergidos dentro deste estudo. Conclusão: As relações pedagógicas se dão dentro do ambiente escolar de forma dialógica, em forma de diálogos, “trocas de figurinhas” e interações entre o grupo de trabalho e não apenas o corpo docente. Sendo assim, a busca dessas relações se concentra em construir um processo de ensino-aprendizagem mútuo com os estudantes e com o objetivo de promover um processo de escolarização sadio, rico e fértil para os estudantes se desenvolverem de forma integral. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License