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dc.contributor.advisorMilano, Luiza Elypt_BR
dc.contributor.authorMachado, Sofia Heinpt_BR
dc.date.accessioned2022-03-29T04:35:54Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236345pt_BR
dc.description.abstractDistúrbios específicos de linguagem (DEL) são comumente associados a línguas orais, principalmente nos estudos brasileiros, por conta do critério de diagnóstico que exclui crianças com perda auditiva; este trabalho, portanto, tem como principal foco trazer informações a respeito dos distúrbios específicos de linguagem em línguas de sinais, bem como apontar como podem ser encontrados e quais suas características. Para isso, é necessário primeiramente discorrer a respeito de conceitos básicos porém importantes para abordar o assunto. As concepções do que é língua e o que é linguagem, as diferenças e semelhanças que existem entre as línguas auditivo-orais e visuoespaciais, e os conceitos de fala oral e fala sinalizada são os tópicos que norteiam o início do trabalho. Isso é feito considerando, principalmente, a perspectiva linguística que parte de Ferdinand de Saussure (1970/2012). Após essas reflexões, são trazidas algumas informações a respeito da aquisição da linguagem, focado na aquisição das línguas de sinais por crianças surdas. Faz-se necessário também abordar o assunto que trata dos efeitos da aquisição tardia, para que se estabeleça a diferença entre atraso linguístico por falta de input em uma língua e distúrbio. A partir da bibliografia levantada, constatou-se que os distúrbios específicos de linguagem podem ser encontrados em línguas de sinais e a sua prevalência pode ser igual ou até mesmo maior do que na população ouvinte. Tanto a compreensão quanto a produção podem ser afetadas, e o nível fonológico é o que mais aparenta apresentar prejuízos. Ao final do trabalho, são levantadas reflexões sobre a clínica fonoaudiológica e a importância do olhar singular para o sujeito surdo com DEL.pt_BR
dc.description.abstractIn Brazilian studies, Specific Language Impairments (SLI) are commonly associated with oral languages due to the diagnostic criterion that excludes children with hearing loss. This work focuses on bringing information about Specific Language Impairments in sign languages, in what ways they can be found and what are their characteristics. For this, it is necessary to first address basic but important concepts to approach the subject. Within this thesis details the concept of language, differences and similarities existing between auditory-oral and visuospatial languages and the concepts of oral speech and signed speech that will guide the beginning of this work. This is done considering, mainly, the linguistic perspective that comes from Ferdinand de Saussure (1970/2012). After these reflections, some information regarding language acquisition is presented in which will be focused on the acquisition of sign languages by deaf children. It is also necessary to address the issues dealt with the effects of late acquisition, in order to establish the differences between linguistic delay due to lack of input into a language and impairment. From the analyzed bibliography, Specific Language Impairments can be found in sign languages and their prevalence can be equal or even higher than in the hearing population. Both comprehension and production forms can be affected, and the phonological level is the one of which appears to have the largest negative impacts. At the end of the work, reflections on the Speech Therapy clinic and the importance of the singular look for the deaf subject with SLI are raised.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDistúrbios da linguagempt_BR
dc.subjectLíngua de sinaispt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectDeficiente auditivopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAquisição da linguagempt_BR
dc.titleDistúrbios específicos de linguagem em línguas de sinaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001138983pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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