Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorComerlatto, Luciani Pazpt_BR
dc.contributor.authorMedeiros, Luziana Cardosopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-26T05:10:20Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236284pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como finalidade abordar as decorrências do bullying no espaço escolar tendo seu estudo baseado numa escola da rede municipal de Imbé/RS. É importante ressaltar que o bullying pode ser observado em algumas agressões físicas ou morais entre alunos, podendo acarretar em vários tipos de consequências importantes no processo de ensino e aprendizagem, tanto para quem o comete como para as vítimas dele. Muitas vezes, quando ocorre o bullying em sala de aula, os professores não sabem como agir, por não compreender se se trata de uma brincadeira entre adolescentes ou se de um ato de bullying, impactando, assim, o rendimento dos alunos nas atividades em sala de aula. E foi essa inquietação que possibilitou a reflexão presente neste trabalho. Para tanto, convém observar que esta pesquisa tem uma abordagem de cunho qualitativo e os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram as observações e a aplicação de entrevistas. A partir dessa metodologia buscou-se detectar a existência ou não do bullying na instituição em que a pesquisa foi realizada. A partir dos dados levantados, constatou-se que existem casos de bullying na escola por parte dos alunos, causando danos no processo de desenvolvimento e aprendizagem de adolescentes, prejudicando o entendimento e/ou participação em sala de aula dos envolvidos em casos de bullying.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to address the consequences of bullying in the school environment, having its study based on a school in the municipal network of Imbé/RS. It is important to emphasize that bullying can be observed in some physical or moral aggressions among students, which can lead to several types of important consequences in the teaching and learning process, both for those who commit it and for its victims. Often, when bullying occurs in the classroom, teachers do not know how to act, because they do not understand whether it is a game between teenagers or an act of bullying, thus impacting student performance in classroom activities of class. And it was this restlessness that enabled the reflection present in this work. Therefore, it should be noted that this research has a qualitative approach and the instruments used for data collection were observations and interviews. From this methodology, we sought to detect the existence or not of bullying in the institution where the research was conducted. From the data collected, it was found that there are cases of bullying at school by students, causing damage to the development and learning process of adolescents, impairing the understanding and/or participation in the classroom of those involved in cases of bullying.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectCountryside educationen
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectSchool spaceen
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectImbé (RS)pt_BR
dc.titleAs decorrências do bullying no espaço escolar : um estudo baseado numa escola da rede municipal de Imbé/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001135312pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationEducação do Campo - Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples