Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoço, Maria Cecília de Chiarapt_BR
dc.contributor.authorMedeiros, Rubia Marília dept_BR
dc.date.accessioned2022-03-23T04:37:26Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236149pt_BR
dc.description.abstractUma forma de pensar o processo de inovação pedagógica é refletir sobre o que está sendo feito na escola, como e por que está sendo feito, para então propor formas diferentes de fazer as coisas, buscando, sobretudo, vencer os desafios que dificultam a aprendizagem dos estudantes. Ao analisarmos uma comunidade escolar que tenta inovar suas práticas e como seus professores acompanham o desenvolvimento de seus estudantes, podemos trazer luz sobre as dificuldades e caminhos encontrados para a inovação educacional. Este trabalho visa analisar a percepção dos professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Pacífico, localizada no município de Viamão, RS, a respeito das inovações pedagógicas realizadas a partir do ano letivo de 2015. Os resultados foram obtidos a partir de entrevistas com os professores envolvidos e a análise de conteúdo revelou alguns elementos que podem favorecer a continuidade de práticas inovadoras como: professores em formação continuada com riqueza de experiências didáticas; presença de comunidades de práticas; apoio por parte da mantenedora e da equipe gestora da escola. Além disso, o uso de metodologias abertas, que fazem com que o aluno seja ativo no processo de aprendizagem, quando associado a uma postura receptiva por parte dos professores, permite que, em longo prazo, o aluno se torne participativo na elaboração das propostas pedagógicas, resultando em uma mudança real na escola.pt_BR
dc.description.abstractOne way to think about the process of pedagogical innovation is to reflect about what is being done at school, how and why it is being done, and then propose different ways to do things, trying to overcome challenges that difficult students’ learning. When we analyse a school community that tries to innovate its practices and how their teachers accompany the students’ development, we can shed light on difficulties and chosen paths to do the educational innovation. This work aims to analyze the perception of the teachers of the Frei Pacífico Elementary School regarding the pedagogical innovations carried out in the school from the academic year of 2015. The Frei Pacífico Elementary School experience shows us that some elements can foment continuity of innovative practices such as: the presence of communities of practice, since that discussions’ groups between peers, internal and external to school, can support changes in the pedagogical proposal; the support of the maintainer and the management team of the school, as they are important to overcome structural barriers intrinsic to the educational system. In addition, using the called open learn methods, which make the learner be active in the learning process, when associated with a receptive attitude by the teachers, allows the student to become participatory on elaboration of pedagogical proposals, resulting in a real change at school.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInovação educacionalpt_BR
dc.titleInovação pedagógica : o que dizem os professores da escola municipal de Ensino Fundamental Frei Pacífico, Viamão-RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001110468pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationBiotecnologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples