Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGinciene, Guypt_BR
dc.contributor.authorPinto, Guilherme Perellópt_BR
dc.date.accessioned2022-03-23T04:35:51Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236110pt_BR
dc.description.abstractO Hóquei sobre Grama é um esporte de invasão com registros históricos datados de muito antes do calendário cristão. Esta prática se apresenta no cenário Olímpico desde 1908 como esporte de exibição, sendo oficializado em 1928 na categoria masculina e em 1980 na feminina. Possuindo um histórico de competições, ao qual se pode perceber que vários países estão em direção a ganhar títulos na modalidade. Contudo no Brasil, o esporte ainda é pouco popular, embora o número de atletas tenda a aumentar, ainda se tem dificuldades sobre como introduzi-lo no ambiente escolar. Este estudo tem como objetivo compreender o que e como o conteúdo Hóquei tem sido ensinado nas aulas de Educação Física por professores experientes na modalidade, com o uso de entrevistas semiestruturadas que foram passadas para estes profissionais que conseguiram inserir o esporte nas escolas. Este trabalho possui uma abordagem qualitativa (pesquisa descritiva) a fim de buscar maneiras de inserir o esporte no contexto educacional, buscando o aprofundamento e a compreensão sobre as escolhas metodológicas e dos conteúdos para o ensino-aprendizagem da modalidade esportiva no contexto escolar, identificando também, os fatores que dificultam e facilitam este processo através das percepções dos professores.pt_BR
dc.description.abstractField hockey is a invasion sport that were registered way before Christian calendar. It has been present in the Olympic scenario since 1908, as an exhibition sport. Since 1928 was officialised as Olympic sport in male category, and as a female category since 1980. It has a competition history that can be noticed that many countries are in the way to win expressive titles in that modality. However in the Brazilian scenario this is a not popular sport. Even when the number of athletes tends to grow, there are still trouble to introduce that on the schools. This project search as a goal understand what and how the field hockey has been taught in the classes of physical education by experienced teachers in it. Using semi-structured interviews that were given to teacher of the area that succeed to introduce this sport at the school context. This project has a qualitative approach and a quantitative research, in order to reach ways that it can be introduced on schools. This project seek an understanding and comprehension about the methodology choices and the subjects in order to teach and learn this sport, in a school context, also identifying the factors that make it difficult or easy the process, by the teachers point of view.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectField hockeyen
dc.subjectHóquei na gramapt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectSport in school contexten
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMethodological choicesen
dc.titleO ensino do hóquei sobre grama na perspectiva de docentes que trabalham com essa modalidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001138636pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples