Os efeitos de um programa de exercício físico remoto na qualidade de vida de um grupo de alunos durante o período de distanciamento social : um relato de experiência
dc.contributor.advisor | Gaya, Anelise Reis | pt_BR |
dc.contributor.author | Blauth, Julia Carolina | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-23T04:35:42Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/236103 | pt_BR |
dc.description.abstract | No dia 11 de março de 2020 o Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde diante da rápida disseminação do novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19, caracterizou a situação como pandemia. A partir da declaração, os órgãos públicos começaram a tomar medidas para tentar conter o avanço do coronavírus, sendo uma dessas medidas o distanciamento social. Diante das recomendações impostas, o comportamento da população mundial mudou e isso impactou a saúde física e mental da população. Dessa forma, o desenvolvimento de estratégias durante o período de distanciamento social foi necessário para reduzir o impacto do confinamento na qualidade de vida das pessoas e incentivar a adesão ou adaptação de uma rotina de vida fisicamente ativa, como uma medida preventiva para a saúde física e mental. Um aspecto favorecedor da prática de exercícios físicos é a utilização das tecnologias como alternativas para promover, estimular e auxiliar as pessoas durante a pandemia. Devido a isso, os treinos em casa com acompanhamento profissional online, através de vídeo chamadas e similares, foi uma alternativa adotada pela população durante o período de distanciamento social. Tão logo, o objetivo principal deste trabalho centra- se em relatar as minhas aulas de personal trainer e os efeitos desse programa de exercício físico na qualidade de vida de um grupo de alunos, os quais fizeram aula de funcional online durante o período de distanciamento social. Para isso, relatar as experiências dos alunos com o exercício físico e relatar os efeitos positivos na qualidade de vida percebidos pela professora, abordando aspectos como melhora na qualidade do sono, vitalidade, dores no corpo e melhora nas questões psicológicas como estresse e ansiedade. Os indivíduos que se mantiveram fisicamente ativos durante o distanciamento social causado pela pandemia perceberam os efeitos positivos do exercício físico na qualidade de vida, percebendo melhoras significativas na qualidade do sono, no bem estar físico e mental, mais disposição, menos dores no corpo e até mesmo melhora nas questões psicológicas como estresse e ansiedade. Pode-se concluir então que, manter uma rotina regular de exercício físico com acompanhamento online, é uma estratégia importante para se ter melhora na qualidade de vida e manter uma vida saudável durante períodos de distanciamento social. | pt_BR |
dc.description.abstract | On March 11, 2020, the Director General of the World Health Organization faced with the rapid spread of the new SARS-CoV-2 coronavirus, which causes COVID-19, characterized the situation as a pandemic. From the declaration onwards, the public bodies constitute to take measures to try to contain the advance of the coronavirus, being one of these measures or social distancing. In view of the imposed recommendations, the service provided to the world population has changed and this has impacted the population's physical and mental health. Thus, the development of implementation during the period of social distancing was necessary to reduce the impact of confinement on people's quality of life and encourage the adaptation or adaptation of a physically active life routine, as a preventive measure for physical and mental. A favorable aspect of the practice of physical exercise is the use of technologies as alternatives to promote, stimulate and help people during a pandemic. Because of this, training at home with online professional monitoring, through video calls and the like, was an alternative adopted by the population during the period of social distancing. So, the main objective of this work focuses on reporting how my personal trainer classes and the effects of the physical exercise program on the quality of life of a group of students, who took online functional classes during the period of social distancing. For this, report students' experiences with physical exercise and report the positive effects on quality of life perceived by the teacher, addressing improvements such as improved sleep quality, vitality, body aches and improvement in psychological issues such as stress and anxiety. Hopefully, those who remained physically active during the social distancing score by the pandemic perceive the positive effects of physical exercise on quality of life, noticing relevant improvements in sleep quality, poor physical and mental well-being, more disposition, less pain in the body and even it even improves on psychological issues like stress and anxiety. It may be demanded that maintaining a regular physical exercise routine with online monitoring is an important part of improving the quality of life and maintaining a healthy life during periods of social withdrawal. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Exercício físico | pt_BR |
dc.subject | Physical exercise | en |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject | Mental health | en |
dc.subject | Pandemias | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | en |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.title | Os efeitos de um programa de exercício físico remoto na qualidade de vida de um grupo de alunos durante o período de distanciamento social : um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001138647 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Educação Física (1241)