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dc.contributor.authorSantos, Dalmar José dospt_BR
dc.contributor.authorSantos, Daniel Rodrigues dospt_BR
dc.contributor.authorReiss, Mário Luiz Lopespt_BR
dc.date.accessioned2022-03-22T04:38:41Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn1808-0936pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236084pt_BR
dc.description.abstractO mapeamento de vias e malhas viárias é de fundamental importância para o desenvolvimento econômico de qualquer país, uma vez que representam os meios para o transporte convencional de bens e pessoas. Neste traballio é apresentado e avaliado um método semi-automático para a extração do cruzamento de vias com o uso de imagens de intensidade do pulso Laser em cenas correspondentes a áreas urbanas densas. No método proposto, a extração da mallia viária é realizada com a aplicação de operadores rmrfológicos e algoritmos de processamento de imagens que permitem: a geração de eixos de vias; a detecção de hipóteses de cruzamentos; a seleção de pontos de referência; e, por fim, a extração do cruzamento de vias. O método proposto foi testado com dados reais e os resultados obtidos foram analisados e discutidos, permitindo uma avaliação do método, bem como das situações potencialmente problemáticas. Os resultados encontrados dermnstraram a viabilidade da extração de vias, em cenas de áreas urbanas densas, formadas por malhas viárias com cruzamentos simples e colJ1)1exos presentes em irmgens de intensidade do pulso Laser.pt_BR
dc.description.abstractRoads and road networks is highly important for any country's economic progress, since they represent the means for the conventional transport of goods and individuais. The aim of this paper is present and asses a method for semi-automatic extraction of road junctions in the intensity image derived from airbome LASER system (ALS) data taken over urban areas. In the proposed strategy, the road network is extracted by applying morphological operators and image processing algorithms that allow the detection of skeletons, the junctions, selection of the reference points and the roads junction extraction. The proposed strategy was tested with real data and the results were analyzed, allowing an evaluation of the strategy, as well as potentially problematic situations. The results presented in the experiments demonstrated the feasibility of road extraction in urban area scenes, road netwotks, formed by simple and complex intersections present in image of laser pulse intensity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de cartografia. Vol. 63, n. 3 (out. 2011), p. 387-399pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRoad junctionen
dc.subjectMalha viáriapt_BR
dc.subjectÁrea urbanapt_BR
dc.subjectRoad networken
dc.subjectMathematical morphologyen
dc.titleExtração semi-automática de cruzamentos de vias em áreas urbanas usando imagem de intensidade do pulso laserpt_BR
dc.title.alternativeSemi-automatic extraction of urban road junctions from intensity image derived from airborne LASER system data en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000977240pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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