Extração semi-automática de cruzamentos de vias em áreas urbanas usando imagem de intensidade do pulso laser
dc.contributor.author | Santos, Dalmar José dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Daniel Rodrigues dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Reiss, Mário Luiz Lopes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-22T04:38:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1808-0936 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/236084 | pt_BR |
dc.description.abstract | O mapeamento de vias e malhas viárias é de fundamental importância para o desenvolvimento econômico de qualquer país, uma vez que representam os meios para o transporte convencional de bens e pessoas. Neste traballio é apresentado e avaliado um método semi-automático para a extração do cruzamento de vias com o uso de imagens de intensidade do pulso Laser em cenas correspondentes a áreas urbanas densas. No método proposto, a extração da mallia viária é realizada com a aplicação de operadores rmrfológicos e algoritmos de processamento de imagens que permitem: a geração de eixos de vias; a detecção de hipóteses de cruzamentos; a seleção de pontos de referência; e, por fim, a extração do cruzamento de vias. O método proposto foi testado com dados reais e os resultados obtidos foram analisados e discutidos, permitindo uma avaliação do método, bem como das situações potencialmente problemáticas. Os resultados encontrados dermnstraram a viabilidade da extração de vias, em cenas de áreas urbanas densas, formadas por malhas viárias com cruzamentos simples e colJ1)1exos presentes em irmgens de intensidade do pulso Laser. | pt_BR |
dc.description.abstract | Roads and road networks is highly important for any country's economic progress, since they represent the means for the conventional transport of goods and individuais. The aim of this paper is present and asses a method for semi-automatic extraction of road junctions in the intensity image derived from airbome LASER system (ALS) data taken over urban areas. In the proposed strategy, the road network is extracted by applying morphological operators and image processing algorithms that allow the detection of skeletons, the junctions, selection of the reference points and the roads junction extraction. The proposed strategy was tested with real data and the results were analyzed, allowing an evaluation of the strategy, as well as potentially problematic situations. The results presented in the experiments demonstrated the feasibility of road extraction in urban area scenes, road netwotks, formed by simple and complex intersections present in image of laser pulse intensity. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de cartografia. Vol. 63, n. 3 (out. 2011), p. 387-399 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Road junction | en |
dc.subject | Malha viária | pt_BR |
dc.subject | Área urbana | pt_BR |
dc.subject | Road network | en |
dc.subject | Mathematical morphology | en |
dc.title | Extração semi-automática de cruzamentos de vias em áreas urbanas usando imagem de intensidade do pulso laser | pt_BR |
dc.title.alternative | Semi-automatic extraction of urban road junctions from intensity image derived from airborne LASER system data | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000977240 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40229)Ciências Exatas e da Terra (6152)