Utilização de imagens de alta resolução no mapeamento e gerenciamento de zonas de proteção de aeródromos
dc.contributor.author | Martins, Jefferson Luís Ferreira | pt_BR |
dc.contributor.author | Saldanha, Dejanira Luderitz | pt_BR |
dc.contributor.author | Rocha, Ronaldo dos Santos da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-22T04:38:08Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1808-0936 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/236054 | pt_BR |
dc.description.abstract | O crescimento desordenado das grandes cidades gera problemas na infra-estrutura urbana atingindo as proximidades dos aeroportos na forma de obstáculos que afetam a segurança das aeronaves, dos passageiros e da população que vive nesses locais. Além da segurança aeroportuária, a intensa circulação humana junto à Zona de Proteção dos Aeroportos, afeta o desenvolvimento sócio-econômico adequado da região. A padronização das operações aéreas no mundo, tornando-as mais seguras, levou a Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) a publicar documentos normativos que regulamentam as atividades aeronáuticas. As medidas e os levantamentos de obstáculos devem ser de alta precisão e geralmente são realizados com métodos topográficos clássicos demandando altos custos. A alternativa é o uso de imagens de sensoriamento remoto de alta resolução (pixel igual ou inferior a 1m) que permite realizar essas medições com a precisão necessária, em um tempo menor, e maior eficiência também para o monitoramento continuo das áreas de implantações irregulares no entorno dos aeroportos. Neste trabalho duas imagens IKONOS 11 de 2001 e 2008 foram utilizadas para o levantamento da ocupação do entorno do Aeroporto Salgado Fillio em Porto Alegre, Rio Grande do SuL A metodologia proposta avaliou a eficiência destas imagens para o entendimento dos planos de zona de proteção de aeródromo, a sua relação com as áreas urbanas do entorno, a localização e a identificação de obstáculos. Este estudo revelou que as imagens de alta resolução são eficientes para a análise dos obstáculos com um erro estimado de 2,66 m nas coordenadas da imagem ortorretificada. Este parâmetro é considerado tolerável para a maior parte das superfícies limitadoras de obstáculos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The disordered growth of large cities makes problems on urban infrastructure reaching the airports neighborhoods, as obstacles that affect the safety of aircrafts, passengers and people living in these places. In addition to airport safety, the intense human movement along the Airports Obstacle Limitation Surfaces, affects the necessary socio-economic development of the region. The standardization of aeronautical operations in the World making them more safety, led to the International Civil Aviation Organization (ICAO) to publish normative documents regulating aviation activities. The measures and surveys of obstacles must have high accuracy and are usually performed with classical topographic methods requiring high costs. The use of high resolution images (pixel equal or less than 1 m) is presented as an alternative to solve the problem of managing obstacles, that provides the necessary accuracy, in a lowest time, and providing more efficiency also to the continuous monitoring of areas of irregular deployments around airports. In this paper two IKONOS 11 images, dated 2001 and 2008 were used to survey the occupation of the a area surrounding the Salgado Filho Airportin Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The proposed methodology evaluated the efficiency of these images to the understanding of the Aerodrome Protection Zones, its relationship with the surrounding urban areas, the location and the identification of obstacles. This study showed that high-resolution images are effective for analyzing the obstacles with an estimated error of 2,66 m in the coordinates of the orthorectified image. This parameter is considered tolerable for the most of obstacles limit surfaces. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de cartografia. Vol. 63, n. 4 (2011), p. 599-607 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Sensoriamento remoto | pt_BR |
dc.subject | Airport protection | en |
dc.subject | Imagens de satelite | pt_BR |
dc.subject | Obstacles control | en |
dc.subject | Aeródromo | pt_BR |
dc.subject | Remote Sensing | en |
dc.title | Utilização de imagens de alta resolução no mapeamento e gerenciamento de zonas de proteção de aeródromos | pt_BR |
dc.title.alternative | Use of high resolution images on the aerodrome protection zones mapping and managing | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000826835 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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