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dc.contributor.advisorLeal, Andrea Fachelpt_BR
dc.contributor.authorMarinho, Daniel Lapendapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-18T04:38:56Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236025pt_BR
dc.description.abstractTrata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa acerca das trajetórias escolares e acadêmicas de alunas e alunos transgêneros, para a qual foram conduzidas entrevistas em profundidade, semiestruturadas, com seis pessoas transgêneras em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Seguiu-se no trabalho a abordagem de trajetória social, desenvolvida por Bourdieu especialmente em Razões Práticas: Sobre a teoria da ação, tendo sido empregado o conceito de habitus. Os objetivos do trabalho consistiram em abordar as relações interpessoais desses alunos e alunas com os seus professores e seus colegas nas instituições de ensino em que estudaram desde o ensino básico ao ensino superior, assim como as atividades que realizavam e o modo como frequentavam os espaços em suas escolas e universidades. Também foi discutida a Política do Nome Social para Travestis e para Transexuais, e a maneira como essa política afetou a vida acadêmica dos estudantes. A partir da análise dessas entrevistas e do referencial teórico estudado, foi possível elaborar reflexões acerca do que é ser uma pessoa transgênera em espaços escolares e acadêmicos e também sobre os desafios da educação brasileira em incluir a diversidade sexual e de gênero em suas instituições de ensino.pt_BR
dc.description.abstractThe academic trajectories of six transgender students in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil, were studied. With a qualitative approach, in-depth semi structured interviews were carried out, based on the social trajectory method and the concept of habitus, developed by Bourdieu in his work Practical Reason: On the Theory of Action. Themes explored include the students’ interpersonal relationships with their teachers and classmates, their activities, and the spaces they attended in their schools and universities. The social name state policy for travestis and transsexuals is discussed, including how this policy has affected the academic lives of transgendered students. From the qualitative analysis of these interviews and based on the theoretical framework, we reflect upon what it is to be a transgendered person in academic spaces and the challenges that must be met for the Brazilian education to embrace sexual and gender diversity in educational institutions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectSexualityen
dc.subjectTransgêneropt_BR
dc.subjectGender identityen
dc.subjectTransexualsen
dc.subjectTransexualidadept_BR
dc.subjectTravestitesen
dc.subjectTravestilidadept_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectTransgenderen
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.titleTrajetórias de alunas e alunos transgêneros nos ensinos básico e superior em Porto Alegre, RSpt_BR
dc.title.alternativeTrajectories of transgender students in basic and higher education, in Porto Alegre, RS en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coFachinetto, Rochele Fellinipt_BR
dc.identifier.nrb001060784pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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