Projeto de interface gráfica de ambiente virtual de aprendizagem com foco na experiência dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
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Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A pandemia do coronavírus iniciada em 2019 acelerou o processo de transformação digital na educação através do "ensino remoto emergencial". Porém, com a baixa quantidade de ambientes virtuais de aprendizagem disponíveis com foco no ensino fundamental, o resultado observado foi uma queda brusca na qualidade de aprendizado dos alunos. Dessa forma, o presente trabalho apresenta o processo de criação de uma solução de projeto de interface gráfica de um ambiente virtual de aprendizagem focado nos al ...
A pandemia do coronavírus iniciada em 2019 acelerou o processo de transformação digital na educação através do "ensino remoto emergencial". Porém, com a baixa quantidade de ambientes virtuais de aprendizagem disponíveis com foco no ensino fundamental, o resultado observado foi uma queda brusca na qualidade de aprendizado dos alunos. Dessa forma, o presente trabalho apresenta o processo de criação de uma solução de projeto de interface gráfica de um ambiente virtual de aprendizagem focado nos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, cujo objetivo é auxiliar o aluno a ter controle, autonomia e autogerenciamento da sua vida escolar. O projeto propõe uma navegação fácil com uma interface amigável, trazendo princípios de design de interface, design de experiência, acessibilidade e gamificação. Para isso, utilizou-se a metodologia de Passos (2010), que propõe o desenvolvimento de projetos de interface centrados nos usuários. As etapas consistem em coleta de dados e priorização das informações sobre o tema, identificação dos objetivos e requisitos, investigação da identidade visual e o desenvolvimento da interface. O projeto finaliza com a apresentação das telas, incluindo um modelo funcional navegável, do ambiente virtual de aprendizado validado através de testes de usabilidade com os usuários do público-alvo. ...
Abstract
The coronavirus pandemic started in 2019 accelerated the process of digital transformation in education through "emergency remote teaching". However, with the low amount of virtual learning environments available with focus on the elementary and middle school education, the observed result was a sharp drop in the quality of students’ learning. Therefore, this work presents the process of creating graphical user interfaces solutions for a virtual learning environment focused on the elementary sc ...
The coronavirus pandemic started in 2019 accelerated the process of digital transformation in education through "emergency remote teaching". However, with the low amount of virtual learning environments available with focus on the elementary and middle school education, the observed result was a sharp drop in the quality of students’ learning. Therefore, this work presents the process of creating graphical user interfaces solutions for a virtual learning environment focused on the elementary school audience, whose objective is to help the student to have control, autonomy, and self-management of their school life. The project aims to have easy navigation with a user-friendly interface, bringing principles of interface design, experience design, accessibility, and gamification. For this, the methodology of Passos (2010) was used, which proposes the development of user-centered interface projects. The steps consist of collecting data and prioritizing information on the topic, identifying objectives and requirements, investigating visual identity, and developing the interface. The project ends with the presentation of the screens, including a navigable functional model, of the virtual learning environment after validation by usability tests with users of the target audience. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design Visual.
Coleções
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TCC Design (387)
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