Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHofstaetter, Andreapt_BR
dc.contributor.authorMartins , Leonardo Slavieropt_BR
dc.date.accessioned2022-03-15T04:33:46Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235939pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho traz uma reflexão acerca das práticas coletivas e exercício das artes integradas através do viés democrático em sala de aula, por meio da vivência com estudantes em três turmas de sétimos anos do Ensino Fundamental e em turmas do primeiro e segundo ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de ensino, situada na zona leste da cidade de Porto Alegre-RS. A pesquisa se desenvolveu conjuntamente à disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Artes Visuais, e tem como principal objetivo refletir sobre a importância do papel da docência no que refere-se à experimentação de práticas democráticas e coletivas com artes visuais, a partir de músicas, incluindo o exercício de respeito mútuo e da discussão democrática. Para tanto, foram realizadas atividades em salas de aula por meio de um Projeto de Ensino que visava estimular a produção coletiva e a autogestão dos grupos de estudantes, na busca de um espírito de uma vivência respeitosa e democrática dentro da sala de aula. Portanto, a investigação tem como base o convívio, a realização de atividades coletivas e a reflexão dos resultados obtidos.pt_BR
dc.description.abstractThis work brings a reflection on collective practices and the exercise of integrated arts through a democratic bias in the classroom, through the experience with students in three seventh-year classes of elementary school and in classes of the first and second year of high school of a school in the state public education system, located in the east side of the city of Porto Alegre-RS. The research was developed together with the discipline of Supervised Internship of the Licentiate Course in Visual Arts, and its main objective is to reflect on the importance of the role of teaching regarding the experimentation of democratic and collective practices with visual arts, from songs, including the exercise of mutual respect and democratic discussion. For this purpose, activities were carried out in classrooms through a Teaching Project that aimed to encourage collective production and self-management of student groups, in the search for a spirit of respectful and democratic experience within the classroom. Therefore, the investigation is based on living together, carrying out collective activities and reflecting on the results obtained.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArt educationen
dc.subjectArte : Ensinopt_BR
dc.subjectColetividadept_BR
dc.subjectIntegrated artsen
dc.subjectCollectivityen
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectDemocracyen
dc.titlePráticas coletivas e diálogos entre linguagens : exercitando a democracia em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001138231pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples