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dc.contributor.advisorMoura, Ana Maria Mielniczuk dept_BR
dc.contributor.authorSpiering, Larissa Alvespt_BR
dc.date.accessioned2022-03-11T04:47:39Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235881pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa em questão discute a atuação do bibliotecário na área da saúde sob a perspectiva das competências e habilidades dos bibliotecários que atuam na Rede de Bibliotecas Fiocruz e que são consideradas necessárias para o atendimento das necessidades dos cidadãos como um todo. Evidencia-se também a relevância da Fundação Oswaldo Cruz para o campo da saúde, no que tange sua importância na participação de questões relacionadas ao bem-estar e monitoramento da saúde pública e, também, no desenvolvimento da pesquisa e do campo científico. A pesquisa é descritiva, com abordagem quanti-qualitativa. Em relação ao procedimento, ela se enquadra como levantamento, pois pretendeu averiguar junto aos bibliotecários da Rede de Bibliotecas Fiocruz, as competências e habilidades necessárias que o profissional da área da saúde necessita. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se de um questionário de abordagem semiestruturada que foi elaborado via Google Forms, possuindo o total de dezenove questões, sendo elas, nove de múltipla escolha e onze de caráter livre. O questionário foi enviado por e-mail para 50 profissionais distribuídos pelas dezenove bibliotecas da Rede a partir da Coordenadoria, totalizando dezesseis respondentes, que equivalem a 32% do total. O principal resultado refere-se a expansão do campo de atuação do bibliotecário, pelo qual se mostra amplo e está em constante desenvolvimento, ofertando possibilidades do desenvolvimento da educação continuada de forma que o bibliotecário possa optar por qualificar suas competências através da PósGraduação e de especializações. Mostrou-se que os profissionais que integram a Rede de Bibliotecas Fiocruz e a área da saúde, preocupam-se com o desenvolvimento de suas competências, mesmo demonstrando algumas dificuldades como os desafios impostos pela pandemia ou pela falta de disciplinas específicas que abrangessem o campo da saúde durante os cursos de graduação. Estes profissionais mostraram-se preocupados com o desenvolvimento das competências informacionais dos seus usuários e demonstraram que possuem habilidades necessárias para reinventar os seus serviços de forma a atuar em prol dos usuários e da instituição. Com base nos resultados obtidos, pretende-se fomentar a curiosidade e interesse dos estudantes de Biblioteconomia e de bibliotecários para área da saúde, identificando as competências e habilidades necessárias para o profissional que pretende atuar na área, bem como evidenciar que a profissão pode e deve ir muito além da biblioteca tradicional e de seu currículo generalista. A necessidade de informação é ampla, diversa e incalculável e a possibilidade de atuação do bibliotecário segue este mesmo rumo. Por fim, com base neste estudo, infere-se a necessidade de inovar a ação formativa nos cursos de Biblioteconomia no Brasil, ampliando as possibilidades de atuação do bibliotecário. A partir desse estudo pretende-se desenvolver uma pesquisa que possui o objetivo de identificar cursos de Pós-Graduação na CI que possibilitem que o profissional, principalmente o Bibliotecário, possa vir a ingressar na área da saúde e a partir disso, ampliar e potencializar as discussões acerca das possibilidades do bibliotecário que optar por atuar nesta área.pt_BR
dc.description.abstractThe research in question discusses the role of librarians in the health area from the perspective of the skills and abilities of librarians who work in the Fiocruz Library Network and who are considered necessary to meet the needs of citizens as a whole. The relevance of the Oswaldo Cruz Foundation to the field of health is also evidenced, in terms of its importance in the participation of issues related to the wellbeing and monitoring of public health, and also in the development of research and the scientific field. The research is descriptive, with a quantitative-qualitative approach. Regarding the procedure, it fits as a survey, as it intended to find out from the librarians of the Fiocruz Library Network, the necessary skills and abilities that the healthcare professional needs. As a data collection instrument, a semi-structured questionnaire was used, which was elaborated via Google Forms, with a total of nineteen questions, nine of which were multiple choice and eleven were free. The questionnaire was sent by email to 50 professionals distributed by the Network's nineteen libraries from the Coordination, totaling sixteen respondents, equivalent to 32% of the total. The main result refers to the expansion of the librarian's field of action, which is wide and is in constant development, offering possibilities for the development of continuing education so that the librarian can choose to qualify their skills through Graduate Studies and of specializations. It was shown that the professionals who integrate the Fiocruz Library Network and the health area are concerned with the development of their skills, even though they demonstrate some difficulties such as the challenges posed by the pandemic or the lack of specific disciplines covering the field of health during undergraduate courses. These professionals were concerned with the development of information skills of their users and demonstrated that they have the necessary skills to reinvent their services in order to act on behalf of users and the institution. Based on the results obtained, it is intended to encourage the curiosity and interest of Librarianship students and health librarians, identifying the skills and abilities necessary for the professional who intends to work in the area, as well as showing that the profession can and should go far beyond the traditional library and its generalist curriculum. The need for information is wide, diverse and incalculable, and the librarian's possibility of action follows this same path. Finally, based on this study, it is inferred the need to innovate the formative action in Librarianship courses in Brazil, expanding the possibilities of librarianship. From this study, it is intended to develop a research that aims to identify Postgraduate courses in IC that enable the professional, especially the Librarian, to enter the health area and, from that, expand and enhance the discussions about the possibilities of the librarian who chooses to work in this area.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLibrarian in the health fielden
dc.subjectBibliotecáriopt_BR
dc.subjectCompetence and skillsen
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectFiocruz Library Networken
dc.subjectOswaldo Cruz Foundationen
dc.titleCompetências e habilidades do bibliotecário da área da saúde : um estudo da Rede de Bibliotecas Fiocruzpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSantos, Fernanda Bochi dospt_BR
dc.identifier.nrb001138276pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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