TRIDIF : um aplicativo para teoria de resposta ao item e funcionamento diferencial do item
Fecha
2021Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
É crescente a utilização da teoria de resposta ao item (TRI) para análises de testes, principalmente em grandes avaliações educacionais e psicológicas. A necessidade de softwares estatísticos proprietários ou softwares gratuitos que requerem conhecimento de sua linguagem para a realização dessas análises, por vezes dificultam o trabalho de pesquisadores. Neste trabalho é proposto um aplicativo para a realização de todas as etapas de uma análise TRI. Desenvolvido em R Core Team (2020), a aplicaç ...
É crescente a utilização da teoria de resposta ao item (TRI) para análises de testes, principalmente em grandes avaliações educacionais e psicológicas. A necessidade de softwares estatísticos proprietários ou softwares gratuitos que requerem conhecimento de sua linguagem para a realização dessas análises, por vezes dificultam o trabalho de pesquisadores. Neste trabalho é proposto um aplicativo para a realização de todas as etapas de uma análise TRI. Desenvolvido em R Core Team (2020), a aplicação web criada a partir do pacote shiny (Chang et al., 2021) possibilita ao pesquisador uma interface amigável e interativa, com download facilitado dos resultados dos ajustes de modelos em tabelas e gráficos. O aplicativo e o código desenvolvido estão disponíveis em repositórios públicos. ...
Abstract
The use of item response theory (IRT) for tests analysis is increasing, mostly in field like educational and psychological assessments. The necessity of proprietary statistical softwares or free softwares that require knowledge of their language to carry out these analyses, sometimes hinders the researchers' work. In this work, an application is proposed to carry out all the steps of a TRI analysis. Developed in R Core Team (2020), has a web application created from the shiny package (Chang et ...
The use of item response theory (IRT) for tests analysis is increasing, mostly in field like educational and psychological assessments. The necessity of proprietary statistical softwares or free softwares that require knowledge of their language to carry out these analyses, sometimes hinders the researchers' work. In this work, an application is proposed to carry out all the steps of a TRI analysis. Developed in R Core Team (2020), has a web application created from the shiny package (Chang et al., 2021) provides the researcher an interface user-friendly and interactive, with easy download of the results of models adjustments in tables and graphs. The application and all the code developed are available at public repositories. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Curso de Estatística: Bacharelado.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37362)Tesinas Estadística (295)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License