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dc.contributor.advisorLoponte, Luciana Gruppellipt_BR
dc.contributor.authorAmaral, Carla Giane Fonseca dopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-04T04:41:02Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235591pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa inscreve-se no campo das problematizações sobre educação profissional, com ênfase na relação entre o ensino de arte e a educação desenvolvida nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O objetivo geral desta investigação é compreender como determinadas práticas de ensino de arte – sejam elas de Teatro, Música, Dança ou Artes Visuais – podem ser consideradas formas de resistência, que problematizam a educação integrada no contexto neoliberal. O uso do conceito de resistência nesta tese tem seu fundamento na forma como Michel Foucault operou com ele em suas pesquisas, sendo entendido como: resistência relacionada à vida ou manter-se; resistência relacionada ao poder ou multiplicar-se e resistência relacionada à subjetivação ou criar-se. Para colocar em suspensão a dicotomia entre uma formação para as humanidades e outra para o mundo do trabalho na educação profissional, parto de quatro materialidades de pesquisa. São elas: Mapeamento de docentes e cursos da área da arte e do Eixo Produção Cultural e Design nos IFs; Coleção de memórias, textos sobre as vivências que tive tanto como aluna do ensino de arte em uma escola técnica e como professora de Artes Visuais na Rede Federal de EPT; Série de Experiências Possíveis Post’its de Vestir, resultado de uma criação poética pessoal, a partir do entendimento da arte como forma de pensar sobre o mundo e Pesquisa de Campo, visitas realizadas a alguns campus de IFs para compreender como o ensino de arte que ocorre nessas instituições pode ser considerado forma de resistência. Também faço uma análise de como as políticas neoliberais para a educação, representadas aqui pela Reforma do Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular e Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica, podem trazer impacto para o ensino das diferentes linguagens artísticas na Rede Federal. Articulo essa análise, o construto teórico foucaultiano sobre resistência e as materialidades da pesquisa com base na bricolagem tomada como atitude metodológica, que possibilita arranjos diversos entre os dados até o desenho de uma resposta possível para a questão inicial. Assim, sintetizo entre macro e micro resistências as formas de resistência que vislumbrei como reações possíveis às forças que visam cercear as possibilidades da arte e das humanidades na EPT, sendo elas: resistência institucional; resistência pela educação integrada; resistência pela organização política docente; resistência como ocupação e resistência e subjetivação, e relaciono cada uma a manter-se, multiplicar-se e criar-se. Por fim, faço reflexões sobre o ensino de arte nos IFs entendido como não conformidade e sobre a potência dessa não conformidade para que a arte seja uma forma de resistência na Educação Profissional e Tecnológica que possibilita ações ético, estéticas e políticas de enfrentamento aos ataques que a educação pública brasileira vem sofrendo nos últimos anos.pt_BR
dc.description.abstractThis research is part of the field of problematizations about professional education, with emphasis on the relationship between the teaching art and the education developed in the Federal Institutes of Education, Science and Technology. The general objective of this investigation is to understand how certain art teaching practices – be they Theater, Music, Dance or Visual Arts – can be considered forms of resistance, that problematize integrated education on the neoliberal context. The use of the concept of resistance in this research is based on how Michel Foucault worked with it in his researches, being understood as: resistance related to life or keeping; resistance related to power or multiplying and resistance related to subjectivation or creating. In order to suspend the dichotomy between training for the humanities and another for the world of work in professional education, I start with four research materials. They are: Mapping of teachers and courses of art and the Cultural Production and Design Axis in the IFs; Collection of memories, texts about the experiences I had both as a student of art education in a technical school and as a teacher of Visual Arts in the Federal Network of EPT; Series of Possible Experiences Post’its de Vestir, the result of a personal poetic creation, from the understanding of art as a way of thinking about the world and Field Research, visits made to some IFs campuses to understand how art education taking place in these institutions can be considered a form of resistance. I also analyze how neoliberal policies for education, represented here by the Secondary Education Reform, Common National Curriculum Base and General National Curriculum Guidelines for Professional and Technological Education, can have impact on the teaching of different artistic languages in the Federal Network. I articulate this analysis, Foucault’s theoretical construct on resistance and the materialities of research based on bricolage taken as a methodological attitude, which allows for different arrangements between the data until the design of a possible answer to the initial question. Thus, I synthesize between macro and micro resistance the forms of resistance that I found as possible reactions to the forces that aim to restrict the possibilities of art and humanities in the EPT, namely: institutional resistance; resistance to integrated education; resistance by the political organization of teachers; resistance as occupation and resistance and subjectivation, and I relate each one to keeping, multiplying and creating. Finally, I reflect on the teaching of art in IFs understood as not conform and the power of this not conform to art be a form of resistance in Professional and Technological Education that enables ethical, aesthetic and political actions to confront the attacks that brazilian public education has suffered in recent years.en
dc.description.abstractEsta investigación se enmarca en el campo de las problematizaciones sobre la formación profesional, con énfasis en la relación entre la enseñanza del arte y la educación desarrollada en los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología. El objetivo general de esta investigación es comprender cómo determinadas prácticas de enseñanza del arte - ya sean Teatro, Música, Danza o Artes Visuales - pueden ser consideradas formas de resistencia, que problematizan la educación integrada en el contexto neoliberal. El uso del concepto de resistencia en esta tesis se basa en la forma en que Michel Foucault trabajó con él en sus investigaciones, entendiéndose como: resistencia relacionada con la vida o con el mantenimiento; la resistencia relacionada con el poder o la multiplicación y la resistencia relacionada con la subjetivación o la creación. Para suspender la dicotomía entre formación para las humanidades y otra para el mundo del trabajo en la educación profesional, comienzo con cuatro materiales de investigación. Ellos son: Mapeo de docentes y cursos en el área de arte y el Eje de Producción y Diseño Cultural en las IF; Recopilación de memorias, textos sobre las experiencias que tuve tanto como estudiante de educación artística en una escuela técnica como docente de Artes Visuales en la Red Federal del EPT; Serie de Experiencias Posibles Post’its de Vestir, resultado de una creación poética personal, desde la comprensión del arte como forma de pensar el mundo y la Investigación de Campo, visitas realizadas a algunos campus de IFs para comprender cómo se desarrolla la educación artística en estos las instituciones pueden considerarse una forma de resistencia. También analizo cómo las políticas neoliberales para la educación, representadas aquí por la Reforma de la Educación Secundaria, Base Curricular Nacional Común y Lineamientos Generales del Currículo Nacional para la Educación Profesional y Tecnológica, pueden incidir en la enseñanza de los diferentes lenguajes artísticos en la Red Federal. Articulo este análisis, el constructo teórico de Foucault sobre la resistencia y las materialidades de la investigación basada en el bricolaje tomado como actitud metodológica que permite diferentes ordenamientos entre los datos hasta el diseño de una posible respuesta a la pregunta inicial. Así, sintetizo entre macro y micro resistencia las formas de resistencia que vislumbré como posibles reacciones a las fuerzas que pretenden restringir las posibilidades del arte y las humanidades en el EPT, a saber: resistencia institucional; resistencia a la educación integrada; resistencia de la organización política de los profesores; resistencia como ocupación y resistencia y subjetivación, y relaciono cada una con mantenerse, multiplicarse y crearse. Finalmente, reflexiono sobre la enseñanza del arte en las IF entendidas como no conforme y el poder de este no conforme para que el arte sea una forma de resistencia en la Educación Profesional y Tecnológica que posibilite acciones éticas, estéticas y políticas para enfrentar los ataques que la educación pública brasileña ha sufrido en los últimos años.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArt teachingen
dc.subjectEducação artísticapt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectIntegrated educationen
dc.subjectProfessional and technological educationen
dc.subjectFoucault and educationen
dc.subjectEnsino de artees
dc.subjectEnseñanza del artees
dc.subjectEducación integradaes
dc.subjectEducación profesional y tecnológicaes
dc.subjectFoucault y la educaciónes
dc.titleO ensino de arte nos Institutos Federais : mapeamento de resistências na Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001137272pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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