Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWives, Leandro Krugpt_BR
dc.contributor.authorGuimarães, Jéferson Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-04T04:40:15Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235560pt_BR
dc.description.abstractCom a evolução e democratização da tecnologia, vemos cada vez mais a computação presente em nossas vidas. No âmbito da educação temos hoje acesso a recursos que aprimoram o ensino na modalidade presencial e permitem ensino de qualidade a distância, com e sem acompanhamento de um professor. Um grande desafio no ensino é acompanhar o progresso dos alunos ao longo do curso, para poder otimizar a experiência ajustando a dificuldade de cada etapa. Esse desafio se torna ainda maior em ambientes remotos. Para enfrentar esse desafio, este trabalho propõe uma ferramenta capaz de traçar trajetórias de aprendizagem para alunos de cursos na plataforma Moodle, amplamente utilizada por instituições de ensino. As trajetórias são geradas em formas de grafos representando o acesso a diferentes recursos educacionais e as notas dos alunos nas disciplinas. Com este resultado professores podem avaliar o desempenho de suas disciplinas na promoção do aprendizado e fazer ajustes nos conteúdos buscando uma melhor experiência para os alunos. Para validar a ferramenta foi aplicado um questionário em um grupo de educadores do PPGIE da UFRGS, com questões de usabilidade do sistema. Suas respostas indicam que a ferramenta desenvolvida é promissora e entrega o valor proposto nesse trabalho.pt_BR
dc.description.abstractWith the evolution and democratization of technology we see computing more and more being present in our lives. In the field of education we today have access to resources that improve the learning experience for face to face teaching and enable quality remote learning, with or without a teacher overseeing the process. A big challenge when teach ing is following the progress of students throughout the course, to be able to optimize the experience adjusting the difficulty on each step. This challenge becomes more evi dent with remote learning environments. To face such challenge this research introduces a tool capable of representing learning trajectories for students of courses on the Moodle plataform, largely utilized by schools. The trajectories are drawn using graphs, repre senting the student’s acesses to different educational resources and their grades. With this result teachers can evaluate the performance of their courses in promoting learning to their students, allowing them to optimize the contents to give a better experience. To validate this tool a questionnaire was given to teachers of the PPGIE program at UFRGS, with usability questions around the system functionality. The answers indicate that the developed tool is promising and delivers the value proposed in this research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGrafospt_BR
dc.subjectDistance Learningen
dc.subjectLearning Trajectoriesen
dc.subjectVisualização de dadospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectGraphsen
dc.subjectData Visualizationen
dc.subjectD3.jsen
dc.titleFerramenta para visualização de trajetórias de aprendizagem de alunos em cursos da plataforma Moodlept_BR
dc.title.alternativeMoodle trajectory visualizer en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coKühn, Ígorpt_BR
dc.identifier.nrb001137154pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationCiência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples