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dc.contributor.advisorLuisi, Simone Bonatopt_BR
dc.contributor.authorEhlert, Valéria Rozalespt_BR
dc.date.accessioned2022-02-26T04:57:31Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235541pt_BR
dc.description.abstractOs Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) têm sido a estratégia da Política Nacional de Saúde Bucal (Brasil Sorridente) para garantir a atenção secundária em odontologia. Tais serviços devem se constituir em unidades de referência para a Atenção Primária, ofertando minimamente as especialidades: periodontia; endodontia; atendimento a pacientes com necessidades especiais; diagnóstico bucal com ênfase na detecção do câncer de boca; e cirurgia oral menor. Objetivando conhecer o perfil de atendimento na área de Endodontia do CEO da FO-UFRGS, um questionário foi formulado com base no Manual de Especialidades em Saúde Bucal (2008), acrescido de perguntas que caracterizavam o perfil do usuário, e aplicado aos estagiários atuantes no CEO referente a cada tratamento realizado. A amostra totalizou 48 pacientes, obtida por conveniência, em amostragem consecutiva, recolhida durante o período de agosto de 2016 a julho de 2017. O estudo mostrou os seguintes resultados: o perfil dos usuários encaminhados foi, em sua maioria, do sexo feminino (62,50%), na faixa etária de 31 a 50 anos (41,67%) e da raça branca (64,58%); os dentes mais encaminhados foram os molares (67,86%); na maioria das vezes o dente encontrava-se em condições compatíveis com as preconizadas pelo Manual de Especialidades em Saúde Bucal (2008); os tratamentos foram concluídos em 2 ou 3 consultas em 66,67% dos casos; o tempo decorrido entre a data do encaminhamento da Atenção Primária e o atendimento no CEO foi, em 83,33% dos casos, inferior a 06 meses. Os pacientes foram encaminhados através da ficha de referência em 93,75%. Embora o estudo apresente limitações, foi relevante, pois o mesmo evidenciou dados que podem contribuir para o desenvolvimento de estratégias que ampliem a produtividade através de investimentos em novas tecnologias e equipamentos que possam reduzir o número de consultas necessárias para a finalização do tratamento endodôntico, proporcionando atendimento de um número maior pacientes e reduzindo o tempo de espera para os procedimentos.pt_BR
dc.description.abstractThe Centers of Dental Specialties (CDS) have been the strategy of the National Oral Health Policy (Smiling Brazil) to guarantee secondary care in dentistry. Such services should be constituted as units of reference for Primary Care, offering minimally the specialties: periodontics; endodontics; care for patients with special needs; oral diagnosis with emphasis on mouth cancer detection; and minor oral surgery. A questionnaire was formulated based on the Manual of Specialties in Oral Health (2008), with questions that characterize the profile of the user, and applied to the trainees in for each treatment performed in order to know the profile of care in the area of Endodontics of the CDS of FO-UFRGS. The sample consisted of 48 patients, consecutively sampled, collected during the period from August 2016 to July 2017. The study showed the following results: the profile of the referred patients was mostly female (62.50%); in the age group of 31 to 50 years (41.67%); and of the white race (64.58%); the most treated teeth were the molars (67.86%); in most cases the tooth was in conditions compatible with those recommended by the Manual of Specialties in Oral Health (2008); the treatments were completed in 2 or 3 visits in 66.67% of the cases; the time elapsed between the date of Primary Care referral and the attendance at the CDS was 83.33% of the cases, inferior than 06 months. The patients were referred through the reference form in 93.75%. Although the study presents limitations, it was relevant, as evidenced data that can contribute to the development of strategies that increase productivity through investments in new technologies and equipment that can reduce the number of consultations necessary for the endodontic treatment, providing care of a larger number of patients and reducing the waiting time for procedures.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAtenção secundária à saúdept_BR
dc.subjectSecondary health careen
dc.subjectEspecialidades odontológicaspt_BR
dc.subjectEndodonticsen
dc.subjectEndodontiapt_BR
dc.subjectDental specialtiesen
dc.titlePerfil dos usuários e dos atendimentos na especialidade de endodontia do centro de especialidades odontológicas da Faculdade de Odontologia, UFRGS, entre 2016 e 2017pt_BR
dc.title.alternativeProfile of the users and the appointments in the Specialty of Endodontics of the Center of Dental Specialties of the Faculty of Dentistry, UFRGS, between 2016 and 2017 en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001078517pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationOdontologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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