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dc.contributor.advisorFigueiredo, Márcia Cançadopt_BR
dc.contributor.authorHaas, Andressa Nicolipt_BR
dc.date.accessioned2022-02-26T04:57:08Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235527pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi avaliar as percepções dos acadêmicos de odontologia que cursaram a disciplina eletiva de Atendimento Odontológico para Pacientes com Necessidades Especiais (PNE) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FO-UFRGS) em relação ao atendimento dos pacientes com deficiência. Foi realizado um estudo longitudinal, observacional e analítico com 64 acadêmicos do 9º e 10º semestres, que cursaram a disciplina eletiva de atendimento odontológico aos PNE, ao final do semestre letivo em que cursaram a disciplina, responderam a um questionário contendo 20 questões abertas e fechadas. Os dados foram montados em um banco de dados no programa Excel 2013 e as frequências das respostas e a correlação entre as variáveis de diferentes questões foram analisados quantitativamente, com tabelamento em percentual e apresentados em frequências relativa e absoluta. Os alunos demonstraram, por meio de seus sentimentos e percepções, a importância que a disciplina possuiu para a sua formação acadêmica e reforça o papel do cirurgião dentista como promotor da saúde e qualidade de vida dessas pessoas. Com este desfecho, esperamos contribuir para o aprimoramento da Clínica de Atendimento Odontológico para Pacientes com Necessidades Especiais da Faculdade de Odontologia da UFRGS.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study was to evaluate the perceptions of dental academics who attended the elective subject of Dental Care for Patients with Special Needs of the Faculty of Dentistry of the Federal University of Rio Grande do Sul (FO-UFRGS) in relation to the care of patients with disabilities. A longitudinal, observational and analytical study was performed. After signing the written informed consent form, 64 academics from the 9th and 10th semesters who attended the elective dental care subject to patients with special needs answered, at the end of the semester in which they attended the course, a questionnaire containing 20 open and closed questions. The results were assembled in a database in the Excel 2013 program and the frequencies of the answers and the correlation between the variables of different questions were analyzed quantitatively, with percentage tables and presented in absolute and relative frequency. The students’ demonstrated, through their feelings and perceptions, the importance that the subject had for their academic formation and reinforces the role of the dental surgeon as a promoter of health and quality of life of these people. With this outcome, we hope to contribute to the improvement of the Clinic of Dental Care for Patients with Special Needs of the Faculty of Dentistry of UFRGS.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDisable personsen
dc.subjectEducação em odontologiapt_BR
dc.subjectPacientes portadores de necessidades especiaispt_BR
dc.subjectDental Serviceen
dc.subjectStudentsen
dc.titleAs percepções dos acadêmicos de Odontologia da UFRGS sobre a disciplina eletiva Pacientes com Necessidades Especiaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001075958pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationOdontologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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