Show simple item record

dc.contributor.advisorRossoni, Eloápt_BR
dc.contributor.authorCardoso, Eliane Reginapt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Thiagopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-26T04:56:39Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235503pt_BR
dc.description.abstractConforme as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) a formação do cirurgião-dentista deve garantir o desenvolvimento de estágios curriculares em serviços de saúde e comunidades, atuando concomitantemente na construção das competências e habilidades do acadêmico. O objetivo deste estudo é analisar os significados das vivências nos Estágios Curriculares Supervisionados no Sistema Único de Saúde (SUS), para a aquisição de competências e habilidades relacionadas a autonomia, atribuídos por profissionais egressos do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trata-se de um estudo de natureza descritiva com dados qualitativos e quantitativos utilizando documentos como projeto pedagógico do curso e planos de ensino dos estágios, bem como relatórios produzidos pelos egressos quando realizaram o estágio na atenção primária à saúde. A amostra é composta por 152 egressos do curso de Odontologia da UFRGS que vivenciaram os Estágios Curriculares Supervisionados entre 2012/1 a 2016/2. Eles foram contatados por e-mail e após esclarecidos a respeito do estudo autorizaram sua participação por meio de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Utilizou-se banco de dados das respostas a um questionário respondido online por estes egressos. Convidou-se uma amostra intencional de egressos representativa de cada semestre para realização de entrevistas em profundidade, totalizando 14 entrevistados. O material quantitativo foi submetido à análise descritiva e os dados qualitativos foram sistematizados, levando-se em conta os objetivos do estudo. Considerando que os dados quantitativos e qualitativos são complementares foram construídas as seguintes unidades de análise: Características, inserção profissional e escolhas dos egressos e Vivências nos estágios e aquisição de autonomia profissional. Os egressos são na sua maioria mulheres, idade média de 26 anos, 23,60% estão inseridos em serviços públicos de saúde e 51,97% atuam e residem na cidade de Porto Alegre. As experiências na atenção e gestão dos serviços de saúde por meio dos estágios na graduação permitiram que os egressos desenvolvessem habilidades para aquisição de competências voltadas a autonomia profissional como foi expressado pela maioria dos participantes, entre elas destacam-se habilidades/competências técnicas e relacionais. Conclui-se que a experiência dos estágios curriculares no SUS são considerados pelos egressos muito importantes em sua formação acadêmica, profissional e pessoal.pt_BR
dc.description.abstractIn accordance with the National Curriculum Guidelines (NCG) the formation of the dental surgeon should ensure the development of internships in health services and communities, working at the same time in the construction of skills and abilities the academic. The purpose of this study is to analyze the meanings of experiences in Supervised Traineeships in the Unified Health System (SUS), for the acquisition of skills and abilities linked to autonomy, assigned by professional graduates of the course of dentistry of Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). This is a descriptive study with qualitative and quantitative data, this study use documents such as pedagogic project of the course and educations plans of curricular internship, as well as reports produced by graduates when they made the internship in attention primary health care. The sample of this study is composed by 152 graduates of the course of dentistry at the UFRGS the graduates have experienced the Supervised Curricular Internship between 1st semester of 2012 to 1st semester 2017. The contact with the graduates was by e-mail, after the explanation about the study they authorized their participation whit a free and information Consent Term. Using database of answers to a questionnaire online answered by these graduates. Invite an intentional sample of graduates representing each semester to answer an in-depth interview, totaling 14 respondents. From the quantitative material a descriptive analysis was developed and from the qualitative data was developed a systematization, in accord the objectives of the study. Considering that the quantitative and qualitative data are complementary were built the following units if analysis: Characteristics, professional insertion and choices of graduates and Experiences in the internship and acquisition of professional autonomy. The graduates are most women, average age of 26 years, 23.60% are working in public health services and 51.97% work and reside in the city of Porto Alegre. The experiences in attention and management of health services through the internships at graduation allowed the graduates develop skills for acquisition of competence geared to professional autonomy as was expressed by most participant, among them it is possible highlight skills/competence technical and relational skills. In conclusion, the graduates consider very important in their academic, professional and personal life the experience that they living at traineeship in the SUS.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutonomia profissionalpt_BR
dc.subjectProfessional autonomyen
dc.subjectCompetência clínicapt_BR
dc.subjectCompetence-based educationen
dc.subjectTomada de decisão clínicapt_BR
dc.subjectEducation in dentistryen
dc.subjectClinical decision-makingen
dc.subjectEducação em odontologiapt_BR
dc.subjectClinical competenceen
dc.titlePapel dos estágios curriculares na aquisição da autonomia profissionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001078501pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationOdontologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record