REcolorindo o reino : desenvolvimento de jogo infantil utilizando detecção de cores
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
REcolorindo o reino : children’s game development using color detection
Assunto
Resumo
Sabemos que a introdução de dispositivos móveis cada vez mais cedo na rotina de crian ças vem acontecendo desde sua grande popularização, hoje em dia é comum que crian ças ainda não alfabetizadas já utilizem tablets e smartphones, permanecendo ociosas por grande parte do seu dia e assim perdendo interações com o mundo real ímpares para seu desenvolvimento motor. Foi diante deste problema que surgiu o desafio desse trabalho: Criar um jogo infantil que estimule o movimento, mesclando o contato co ...
Sabemos que a introdução de dispositivos móveis cada vez mais cedo na rotina de crian ças vem acontecendo desde sua grande popularização, hoje em dia é comum que crian ças ainda não alfabetizadas já utilizem tablets e smartphones, permanecendo ociosas por grande parte do seu dia e assim perdendo interações com o mundo real ímpares para seu desenvolvimento motor. Foi diante deste problema que surgiu o desafio desse trabalho: Criar um jogo infantil que estimule o movimento, mesclando o contato com o mundo real e o mundo virtual. Um jogo infantil que possibilita o aprendizado através da diversão e da brincadeira, promovendo o aperfeiçoamento das habilidades iniciais com uma maior plenitude. Na envolvente história de REcolorindo o Reino, a criança tem um papel desafi ador: ajudar os personagens a salvarem o reino de uma terrível maldição que o descoloriu. O desafio do jogo consiste em fazer a criança achar as cores verdadeiras dos objetos do reino imaginário no seu mundo real, recolorindo o reino e acabando com a maldição. REcolorindo o Reino apresenta uma jogabilidade diferenciada e desafiadora em relação à maioria dos jogos existentes, pois exige que a criança movimente-se e explore o espaço físico, relacionando a sua realidade com a do jogo, incentivando o desenvolvimento do ra ciocínio lógico e de habilidades motoras essenciais para uma criança de 3 à 6 anos. Isso se faz possível graças a diferente forma de interação proposta no jogo, o reconhecimento das cores através da câmera do dispositivo. Durante a exploração do ambiente ao seu redor, a criança aponta o dispositivo para diversos objetos enquanto caminha, e em tempo real, imagens da câmera são capturadas e processadas pelo jogo, e através de um algoritmo de predominancia de cores o jogo detecta as cores principais dos objetos que estão na direção do dispositivo, assim o jogo conecta informações dos dois mundos, criando uma dinâmica que faz com que as crianças se divirtam e exercitem diferentes habilidades do seu corpo, trazendo inúmeros benefícios. Através dos experimentos aplicados com crianças e seus responsáveis adultos foi percebido uma forte aceitação de jogos com temáticas infantis e que incentivem movimentação e interação com o mundo real. ...
Abstract
We know that the introduction of mobile devices earlier and earlier in the routine of chil dren has been happening since its great popularity, nowadays it is common for children who are not yet literate to use tablets and smartphones, remaining idle for a long part of the day and thus losing unique real-world interactions for their motor skill development. It was because of this problem that the challenge of this project was chosen: Create a children’s game that encourages movement, mixing cont ...
We know that the introduction of mobile devices earlier and earlier in the routine of chil dren has been happening since its great popularity, nowadays it is common for children who are not yet literate to use tablets and smartphones, remaining idle for a long part of the day and thus losing unique real-world interactions for their motor skill development. It was because of this problem that the challenge of this project was chosen: Create a children’s game that encourages movement, mixing contact with the real world and the virtual world. A children’s game that enables learning through fun and play, promoting the improvement of initial skills with greater fullness. In the immersive story of REcol orindo o Reino, the child has a challenging role: help the characters save the kingdom from a terrible curse that discolored it. The game’s challenge is to make the child find the true colors of the objects of the imaginary realm in their real-world, recoloring the realm and ending the curse. REcolorindo o Reino presents different and challenging gameplay compared to most existing games as it requires the child to move and explore the physical space, relating their reality to the game, encouraging the development of logical reasoning and motor skills essential for a 3 to 6-year-old child. This is made possible thanks to the different forms of interaction proposed in the game, the recognition of colors through the device’s camera. During the exploration of the environment around them, the child points the device at various objects while walking, and in real-time, images from the camera are captured and processed by the game, and through a color predominance algorithm, the game detects the primary colors of the objects that are in the direction of the device, so the game connects information from the two worlds, creating a dynamic that makes children have fun and exercise different body skills, bringing countless benefits. Through the experiments applied with children and their adult guardians, a strong acceptance of children-themed games that encourage movement and interaction with the real world was noticed. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado.
Coleções
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TCC Ciência da Computação (1024)
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