A campanha de pé no chão também se aprende a ler : nacionalismo, educação e cultura popular em Natal – RN (1956 – 1964)
dc.contributor.advisor | Rodeghero, Carla Simone | pt_BR |
dc.contributor.author | Batista, Bruno Soares | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-19T04:41:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/235363 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia tem por objetivo analisar os princípios ideológicos do prefeito Djalma Maranhão (1956-1964) e de seus aliados durante sua gestão em Natal, capital potiguar. Assim, questionar-se-á qual a sua ideia de nacionalismo, partindo do principal projeto arquitetado pela prefeitura à época, qual seja, a Campanha de erradicação do analfabetismo, denominada “De Pé no Chão Também se Aprende a Ler”, em alusão às crianças e aos adultos que seriam atendidos, oriundos dos bairros periféricos de Natal. As concepções de educação e de cultura popular que inspiraram essa iniciativa também serão estudadas. Por fim, também temos a reação do então instaurado governo ditatorial militar à Campanha e seus idealizadores, que culminou com a extinção do projeto e com a perseguição daqueles que contribuíram para sua execução. Para tanto, foram consultados livros de algumas personagens envolvidas com a Campanha, assim como relatórios do serviço diplomático dos Estados Unidos no Brasil, que traçam a trajetória da Campanha e as percepções quanto à figura de Maranhão. | pt_BR |
dc.description.abstract | This monograph aims to analyze the ideological principles of Mayor Djalma Maranhão (1956-1964) and his allies during his management in Natal, capital of Rio Grande do Norte state. Thus, it will be questioned what is its idea of nationalism, starting from the main project designed by the city at the time, namely the Campaign for the eradication of illiteracy, called “De Pé no Chão Também se Aprende a Ler”, alluding to the children and adults who would be cared for, coming from the outskirts of Natal. The conceptions of education and popular culture that inspired this initiative will also be studied. Finally, we also have the reaction of the then-established military dictatorial government to the Campaign and its creators, which culminated in the extinction of the project and the persecution of those who contributed to its execution. To this end, books of some characters involved with the Campaign were consulted, as well as reports from the United States Diplomatic Service in Brazil, which trace the Campaign's trajectory and the perceptions of the Maranhão figure. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Maranhão, Djalma, 1915-1971 | pt_BR |
dc.subject | Nationalism | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Nacionalismo | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular | pt_BR |
dc.subject | Popular culture | en |
dc.subject | Natal (RN) | pt_BR |
dc.subject | Djalma Maranhão | en |
dc.subject | De Pé no Chão Também se Aprende a Ler | en |
dc.title | A campanha de pé no chão também se aprende a ler : nacionalismo, educação e cultura popular em Natal – RN (1956 – 1964) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001136782 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | História: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC História (789)