Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.contributor.authorPinheiro, Rute Dokipt_BR
dc.date.accessioned2022-02-16T04:31:18Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235231pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia tem como objetivo geral analisar as reações e as emoções que os fantoches suscitam nas crianças no processo de contação de histórias. Busca responder ao seguinte problema: Quais reações e emoções os fantoches usados na mediação da leitura suscitam nas crianças? Apresenta brevemente sobre o surgimento dos fantoches, os contos de fadas, a contação de histórias, a mediação da leitura, e por fim, as reações e emoções das crianças na interação de histórias que utilizam fantoches nas etapas de seu desenvolvimento. Tem por objetivos específicos: levantar literatura que sirva de embasamento nos temas abordados neste trabalho; reunir relatos dos mediadores de leitura e contadores de histórias que utilizam os fantoches em suas atividades e descrever e tecer considerações sobre as reações e as emoções que os fantoches suscitam em crianças que ouvem histórias com este recurso. A pesquisa caracteriza-se com abordagem qualitativa, de natureza básica, com objetivo exploratório, tendo como procedimento o estudo de caso. Apresenta os resultados finais que atenderam aos objetivos propostos e considerações finais respondendo ao problema de investigação e concluindo que os fantoches tem o poder de encantar, distrair, instigar a curiosidade, acalmar, ensinar, que auxiliam as crianças a compreenderem melhor o seu entorno, estimulam a socialização e a interação com outras pessoas. Além disso, é possível afirmar que as reações e emoções que os fantoches suscitam nas crianças são inúmeras, são válidas e são eternas.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph aims to analyze the reactions and emotions that puppets evoke in children in the storytelling process. It seeks to answer the following problem: What reactions and emotions do the puppets used in reading mediation evoke in children? It briefly presents about the emergence of puppets, fairy tales, storytelling, mediation of reading, and finally, the reactions and emotions of children in the interaction with stories that use puppets in their development stages. Its specific objectives are: to raise literature that serves as a basis for the topics covered in this work; gather reports from reading mediators and storytellers who use puppets in their activities and describe and make considerations about the reactions and emotions that puppets evoke in children who hear stories with this accessory. The research is characterized by a qualitative approach, of a basic nature, with an exploratory objective, having as a procedure the case study. It presents the final results that met the proposed objectives and final considerations, answering the research problem and concluding that puppets have the power to enchant, distract, instigate curiosity, calm, teach, which helps children to better understand their surroundings, stimulates socialization and interaction with other people. Furthermore, it is possible to affirm that the reactions and emotions that puppets evoke in children are numerous, valid and eternal.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPuppetsen
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectFairy taleen
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectStorytellingen
dc.subjectReading mediationen
dc.titleFantoches: reações e emoções de crianças na mediação da leitura e na interação com as histórias infantispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMelo, Camila Alves dept_BR
dc.identifier.nrb001136494pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples