Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSchiavi, Giovana Sordipt_BR
dc.contributor.authorMomo, Fernanda da Silvapt_BR
dc.contributor.authorBehr, Arielpt_BR
dc.date.accessioned2022-02-11T04:42:12Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2317-949Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235061pt_BR
dc.description.abstractA Educação a Distância (EaD) ganhou destaque nas discussões acadêmicas; e sua oferta é crescente nos cursos de graduação. Esta pesquisa realizou uma análise, sob a perspectiva discente, das atividades realizadas em EaD nas disciplinas de Contabilidade de um curso de graduação presencial. Elaborou-se um instrumento de avaliação, tendo suas questões sustentadas em base teórica, aplicado a estudantes de início e fim de curso. Foram utilizadas técnicas de análises descritiva, multivariada e de conteúdo. Pelos resultados, de forma geral, percebe-se a aderência às atividades a distância, especialmente utilizando ferramentas de Fóruns, Slides, Áudio, Questionário online e ainda o apoio de monitoria na disciplina; embora apareça como fundamental a necessidade do espaço físico e da socialização no processo de ensino-aprendizagem. A partir da análise de conteúdo, foi possível identificar que a maioria dos alunos discordavam da afirmação de igualdade do processo de aprendizagem nas duas modalidades de ensino em questão. Os alunos destacaram, também, características comuns relacionadas ao processo de aprendizagem entre as modalidades de ensino: interação, organização e interesse. Observa-se válido o uso de ambas as metodologias de ensino, na medida em que se use das características específicas de cada modalidade para a obtenção de um melhor processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractDistance Education (EaD) gained prominence in academic discussions; and its offer is growing in undergraduate courses. This research carried out an analysis, from the student perspective, of the activities carried out in distance education in the accounting disciplines of a classroom undergraduate course. An assessment instrument was developed, with its questions based on a theoretical basis, applied to students at the beginning and end of the course. Descriptive, multivariate, and content analysis techniques were used. The results, in general, show adherence to activities at a distance, especially using tools from Forums, Slides, Audio, Online Questionnaire and also the support of monitoring in discipline; although the need for physical space and socialization in the teaching-learning process appears to be fundamental. From the content analysis, it was possible to identify that most students disagreed with the affirmation of equality in the learning process in the two teaching modalities in question. The students also highlighted common characteristics related to the learning process between the teaching modalities: interaction, organization, and interest. The use of both teaching methodologies is valid, insofar as it uses the specific characteristics of each modality to obtain a better teachinglearning process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDesafio Online. Campo Grande. Vol.9, n.3 (set./dez. 2021), p. [568]-594pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDistance Educationen
dc.subjectContabilidade : Ensinopt_BR
dc.subjectEducação a distância (EaD)pt_BR
dc.subjectStudenten
dc.subjectAccountingen
dc.titleA educação a distância na graduação presencial em Ciências Contábeis : uma análise sob a perspectiva discentept_BR
dc.title.alternativeDistance education in presential graduation in accounting sciences: an analysis under a student perspectiveen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001134530pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples