Clonagem e falsificação na indústria de jogos digitais : uma análise da ambivalência da pirataria
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Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A indústria de jogos digitais, inserida no contexto da economia criativa, vem se desenvolvendo a passos largos, e hoje representa, em termos de valor, o maior setor do entretenimento. Andando junto dela há décadas, a pirataria se apresenta como um fenômeno ambivalente e repleto de prós e contras. O presente trabalho busca compreender como a violação da propriedade intelectual gerada pela falsificação afeta a indústria e comunidade de videogames no Brasil e no mundo, utilizando como base a econo ...
A indústria de jogos digitais, inserida no contexto da economia criativa, vem se desenvolvendo a passos largos, e hoje representa, em termos de valor, o maior setor do entretenimento. Andando junto dela há décadas, a pirataria se apresenta como um fenômeno ambivalente e repleto de prós e contras. O presente trabalho busca compreender como a violação da propriedade intelectual gerada pela falsificação afeta a indústria e comunidade de videogames no Brasil e no mundo, utilizando como base a economia criativa para o entendimento das dinâmicas do setor e uma série de autores cujas propostas centram-se em consequências não monetárias da pirataria, como inclusão digital, expressão criativa, perecibilidade de softwares e outras considerações que podem ser associadas a um conflito de interesse entre consumidores e criadores. Explora-se, principalmente, a trajetória brasileira da indústria de games e o impacto da clonagem, falsificação e contrabando dentro do território nacional, como forma de entender o estado da indústria de jogos embrionária do país e a manifestação da pirataria das mais diversas maneiras. Na conclusão, debate-se como a pirataria parece apresentar uma série de contribuições para a indústria de jogos, o que, em contraste com a esfera de problemas ligados à mesma, destaca a ambivalência que menciona-se ao longo do trabalho. ...
Abstract
The digital games industry, inserted in the context of the creative economy, has been developing at a fast pace, and today represents, in terms of value, the largest entertainment sector. Along with it for decades, piracy presents itself as an ambivalent phenomenon, full of pros and cons. This paper seeks to understand how intellectual property violation generated by counterfeiting affects the games industry and community in Brazil and worldwide, using the creative economy as a basis for unders ...
The digital games industry, inserted in the context of the creative economy, has been developing at a fast pace, and today represents, in terms of value, the largest entertainment sector. Along with it for decades, piracy presents itself as an ambivalent phenomenon, full of pros and cons. This paper seeks to understand how intellectual property violation generated by counterfeiting affects the games industry and community in Brazil and worldwide, using the creative economy as a basis for understanding the dynamics of the industry and a number of authors whose proposals focus on non-monetary consequences of piracy, such as digital inclusion, creative expression, software perishability, and others that can be associated with a conflict of interest between consumers and creators. The Brazilian trajectory and the impact of cloning, counterfeiting, and smuggling within the national territory is explored mainly as a way to understand the state of the embryonic game industry in the country and the manifestation of piracy in the most diverse ways. In the conclusion, it is discussed how piracy seems to present a number of contributions to the games industry, which, in contrast to the sphere of problems associated with it, highlights the ambivalence that is mentioned throughout the paper. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Coleções
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TCC Ciências Econômicas (1330)
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