Construção de um instrumento com base na Nursing Outcomes Classification para avaliação de pacientes diabéticos em consulta de enfermagem ambulatorial
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O diabetes pode afetar a qualidade de vida de seu portador ao limitar os indivíduos em suas atividades de dia a dia, devido às comorbidades que algumas pessoas podem apresentar, o que contribui para diminuição da autoestima e autonomia. A complexidade do tratamento do diabetes no cotidiano exige que a equipe de saúde esteja capacitada para o atendimento, devendo estar voltada a prevenção de complicações, avaliação e monitoramento dos fatores de risco, além de orientação quanto à prática de auto ...
O diabetes pode afetar a qualidade de vida de seu portador ao limitar os indivíduos em suas atividades de dia a dia, devido às comorbidades que algumas pessoas podem apresentar, o que contribui para diminuição da autoestima e autonomia. A complexidade do tratamento do diabetes no cotidiano exige que a equipe de saúde esteja capacitada para o atendimento, devendo estar voltada a prevenção de complicações, avaliação e monitoramento dos fatores de risco, além de orientação quanto à prática de autocuidado. Embora as ações do enfermeiro sejam importantes no cuidado ao paciente diabético acompanhado em consulta de enfermagem (CE) ambulatorial, estas precisam ser avaliadas de maneira adequada, de forma que as intervenções realizadas atinjam com qualidade e o mais rápido possível seus objetivos. Neste contexto, a Nursing Outcomes Classification (NOC) mostra-se como alternativa viável à prática clínica, visto que permite determinar a eficácia do cuidado realizado, de maneira objetiva, por meio de resultados e indicadores específicos. O objetivo deste estudo é construir um instrumento com base na Nursing Outcomes Classification para avaliação de pacientes diabéticos em consulta de enfermagem ambulatorial. Trata-se de um estudo metodológico, realizado no ambulatório do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, de agosto a novembro de 2018, em duas etapas. Na primeira, foram selecionados indicadores dos resultados de enfermagem NOC “Nível de glicose sanguínea (2300)” e “Autocontrole do Diabetes (1619)”, previamente escolhidos, por seis enfermeiros especialistas em pacientes diabéticos em consulta de enfermagem ambulatorial, através de um instrumento de coleta de dados. A partir do valor atribuído pelos especialistas calculou-se a média ponderada de cada indicador, sendo o indicador considerado validado quando a média ponderada atingir ≥80. Esta seleção serviu de base para elaboração de definições conceituais e operacionais para cada indicador escolhido. Sobre os especialistas, a média de tempo de experiência em consulta de enfermagem ambulatorial com diabéticos e tempo de experiência de ensino de enfermagem foi de 9,5 e 4,3 anos respectivamente. A principal titulação foi especialista na área da enfermagem, 50% possuem mestrado e 50% integram algum grupo de pesquisa em enfermagem. Os especialistas validaram 37 indicadores clínicos, sendo dois pertencentes ao resultado NOC “Nível de glicose sanguínea (2300)” e 35 ao resultado “Autocontrole do Diabetes (1619)”, com posterior elaboração das definições conceituais e operacionais para cada um dos indicadores. Posteriormente, a partir dos indicadores selecionados, buscou-se artigos e literaturas complementares para construção das definições conceituais e operacionais para cada indicador. Alguns indicadores foram agrupados levando-se em consideração a similaridade das suas definições conceituais e operacionais. Do total de 37 indicadores selecionados, foram elaboradas 22 definições conceituais e 115 definições operacionais considerando os cinco pontos das escalas Likert. As definições conceituais e operacionais possibilitam maior padronização nas avaliações dos pacientes diabéticos, ofertando um cuidado mais seguro e baseado em evidências. Esta pesquisa possibilitou contribuir para o aperfeiçoamento da taxonomia da NOC e, consequentemente, da linguagem do processo de enfermagem. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Coleções
-
TCC Enfermagem (1143)
Este item está licenciado na Creative Commons License