Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorClemente, Leonel Toshiopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Luana Pereira dapt_BR
dc.date.accessioned2022-01-29T04:51:58Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234599pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho faz uma revisão da literatura da questão da desigualdade e procura entender como a educação impacta essa variável. Sob a ótica econômica, a principal teoria que trata educação é a teoria do capital humano. A teoria do capital humano diz que o indivíduo age como auto investidor e que esses investimentos em educação tornam as pessoas mais produtivas, afetando assim o crescimento e desenvolvimento econômico. Objetivo do trabalho é verificar como essa vertente da teoria econômica pensa a educação. Além disso, é apresentado o modelo econométrico de Mincer, que é uma ferramenta muito importante para a economia da educação. Conclui-se que a teoria do capital humano converge com as teorias heterodoxas acerca da importância da educação para o crescimento econômico, mas a aplicação dessa teoria para o caso do Brasil deve considerar nossas especificidades e deve dialogar com as teorias heterodoxas para entender a realidade brasileira.pt_BR
dc.description.abstractThis paper reviews the literature on the issue of inequality and seeks to understand how education impacts this variable. From an economic perspective, the main theory that deals with education is the theory of human capital. The human capital theory says:the individual acts are self-investor and these investments in education make people more productive, affecting economic growth and development. The objective of the work is to verify how this aspect of economic theory thinks about education. In addition, the Mincer econometric model is presented, which is a very important tool for the economics of education. The conclusion is that the human capital theory converges with heterodox theories about the importance of education for economic growth, but the application of this theory to the case of Brazil must consider our peculiarities and must dialogue with heterodox theories to understand the Brazilian reality.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInequalityen
dc.subjectDesigualdade socialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectHuman capitalen
dc.titleEducação e desigualdade de renda no Brasil contemporâneo : as potenciais contribuições da teoria do capital humanopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001136522pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples