Antropologia e/como educação : metodologias críticas, burocracias e mutualismo relacional
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2021Advisor
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Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Nesse trabalho analiso algumas relações possíveis entre a Antropologia e a Educação. Não me detenho tão só nessa questão, porém procuro ampliar as considerações sobre Educação a partir de pesquisas, metodologias e analíticas socioantropológicas. Enquanto análise relacional, assumi a tarefa de revelar algumas potencialidades teóricas e praxiológicas da relação entre Antropologia e Educação. Nesse sentido, minha pesquisa concentrou-se em leituras específicas das duas áreas, com ênfase numa Antrop ...
Nesse trabalho analiso algumas relações possíveis entre a Antropologia e a Educação. Não me detenho tão só nessa questão, porém procuro ampliar as considerações sobre Educação a partir de pesquisas, metodologias e analíticas socioantropológicas. Enquanto análise relacional, assumi a tarefa de revelar algumas potencialidades teóricas e praxiológicas da relação entre Antropologia e Educação. Nesse sentido, minha pesquisa concentrou-se em leituras específicas das duas áreas, com ênfase numa Antropologia crítica às metodologias reducionistas e numa Educação voltada à experiência da práxis em contraste com o descritivismo dos documentos oficiais sobre escolarização e aprendizagem. Essa situação é contextualizada na análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos relatos de observações participantes no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Minha argumentação vai de encontro ao possível equacionamento entre a crítica à rigidez da docência autoritária e de potencialidades do relacionalismo proximal do mutualismo. No decorrer da pesquisa surgiram múltiplos diálogos teóricos e pude acrescentá-los na medida da escritura. A tamanha relevância da participação no Pibid será apresentada conforme o capítulo que trata especificamente sobre isso. Certas considerações críticas poderão ser ampliadas em futuras pesquisas e escritas, já que o tema revela outros diálogos em potencial. Antropologia e/como Educação: a cada leitura realizada, teoria compreendida e a práxis pedagógica afirmada na experiência educacional – tanto mais possibilidades há nesse campo interrelacional. ...
Abstract
In this work I analyse possible relations between Anthropology and Education. I do not hold myself only in that question, but I search to extend the considerations about Education through researches, methodologies, and socioanthropologicals analytics. As a relational analysis, I assumed the task of reveal some theorical and praxiological potentialities about the relation between Anthropology and Education. In this sense, my research concentrated on specific readings from the two fields, with em ...
In this work I analyse possible relations between Anthropology and Education. I do not hold myself only in that question, but I search to extend the considerations about Education through researches, methodologies, and socioanthropologicals analytics. As a relational analysis, I assumed the task of reveal some theorical and praxiological potentialities about the relation between Anthropology and Education. In this sense, my research concentrated on specific readings from the two fields, with emphasis in a critical Anthropology to reductionists methodologies and in an Education oriented to the experience of práxis in contrast to the descriptivism of official documentations on schooling and apprenticeship. This situation is contextualized in the analysis of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and in the reports of participant observations on the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). My argumentation meets the possible equating between the critics to the rigidity of authoritarian teaching and of potentialities through the mutualism of proximal relationalism. In the course of research emerged multiple theorical dialogues and I could add them insofar the writing. The paramount relevance of my Pibid's participation will be presented under the chapter that deals specifically with this. Certain critical considerations may be expanded in future researches and writings, since the theme reveals other potential dialogues. Anthropology and/as Education: each accomplished reading, understood theory, and the pedagogical práxis affirmed in the educational experience - all the more there are possibilities on this interrelational field. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
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