Mostrar registro simples

dc.contributor.authorJacobi, Greisonpt_BR
dc.contributor.authorBorges, Jussarapt_BR
dc.date.accessioned2022-01-19T04:37:38Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1983-5213pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234249pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa aborda a temática das competências infocomunicacionais de adolescentes e jovens nas mídias sociais. Traz os conceitos de fontes de informação, mídia social e competências em informação e em comunicação, convergindo nas competências infocomunicacionais. Aborda o assunto das fake news e sua atual evolução, as deepfakes. Adota-se a pesquisa quantitativa para determinar se e como os adolescentes e jovens validam a informação obtida através das mídias sociais. Os objetivos do estudo são: identificar a utilização das mídias sociais como fonte de informação pelos adolescentes e jovens e o porquê de eles as utilizarem; e descrever o processo de avaliação da informação nas mídias sociais à luz dos critérios propostos pela IFLA. Conclui-se que os adolescentes e jovens preocupam-se em validar a informação obtida através das mídias sociais; mas demonstram dubiedade na aplicação dos critérios de avaliação, evidenciando o espaço e a necessidade das competências infocomunicacionais na formação desse público.pt_BR
dc.description.abstractThe research addresses the topic of infocommunicational competences of adolescents and young people on social media. It brings the concepts of information sources, social media and competences, going through the competences in information and communication until converging in the infocommunicational competences. It addresses the subject of fake news and its most recent evolution, the deepfakes. Quantitative research is used to determine whether and how adolescents and young people validate information obtained through social media. Among the objectives of the study, the following stand out: to identify the use of social media as a source of information by adolescents and young people and why they use them; and describe the information evaluation process on social media in the light of the criteria proposed by the IFLA.It is concluded that, although not satisfactorily, adolescents and young people validate the information obtained through social media, showing the need for infocommunicational competences in the training of these users.en
dc.description.abstractLa investigación aborda el tema de las competencias infocomunicacionales de adolescentes y jóvenes enlas redes sociales. Aporta los conceptos de fuentes de información, redes sociales y competencias en información y comunicación, convergiendo en competenciasinfocomunicacionales. Aborda el tema de las fake news y su evolución actual, deepfakes. La investigación cuantitativa se utiliza para determinar si y cómo los adolescentes y jóvenes validan la información obtenida a través de las redes sociales. Los objetivos del estudio son: identificar el uso de las redes sociales como fuente de información por parte de adolescentes y jóvenes y por qué las utilizan; y describir el proceso de evaluación de la información en las redes sociales a la luz de los criterios propuestos por la IFLA. Se concluye que los adolescentes y jóvenes se preocupan por validar la información obtenida a través de las redes sociales; pero demuestran dudas en la aplicación de los criterios de evaluación, destacando el espacio y la necesidad de competencias infocomunicacionales en la formación de esta audiencia.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRICI: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação. Brasília : UnB. Vol. 14, n. 3 (set./dez. 2021), p. 722-741pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectInfocommunication competenceen
dc.subjectCompetence in informationen
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectEvaluation of informationen
dc.subjectSocial mediaen
dc.subjectCompetencias infocomunicacionaleses
dc.subjectCompetencia en informaciónes
dc.subjectEvaluación de la informaciónes
dc.subjectRedes socialeses
dc.titleCompetências infocomunicacionais de adolescentes e jovens utilizadores nas mídias sociaispt_BR
dc.title.alternativeInfocommunication competences of adolescents and young social media users en
dc.title.alternativeCompetencias infocomunicacionales de adolescentes y jóvenes usuarios en redes sociales es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001135958pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples