Estágios de docência em ciências sociais durante a pandemia de Covid-19 : relatos e análise de experiências de docência no Ensino Remoto Emergencial da UFRGS
dc.contributor.advisor | Raizer, Leandro | pt_BR |
dc.contributor.author | Schumann, Carolina Diniz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-01-19T04:37:18Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/234232 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como tema o impacto da Pandemia de COVID-19 na realização dos estágios obrigatórios de docência do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A Pandemia de COVID-19 fez com que as aulas ,tanto na educação básica quanto na educação superior, fossem ofertadas de forma remota e online, impossibilitando a realização dos estágios de docência presencialmente nas escolas. Através da análise de questionário aplicado pelo Google Formulários e de relatos pessoais, este trabalho apresenta como se deu a adaptação dessas disciplinas consideradas como a parte prática do currículo, na modalidade de Ensino Remoto Emergencial, assim como a avaliação de alunos e alunas sobre essa experiência. Foi também apresentado o histórico da Sociologia enquanto disciplina escolar e reflexões acerca dos estágios de docência supervisionados e as partes que os compõem. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work has as theme the impact of the Covid-19 pandemic in the realization of the mandatory teaching internships of the Social Science course at the Federal University of Rio Grande do Sul. The Covid-19 pandemic made classes both in basic education and in higher education be offered remotely and online, making it impossible to carry out teaching internships in person in schools. Through the analysis of a questionnaire applied on Google Forms and personal reports, this work presentes how the adaptation of these subjects considered as the practical part of the curriculum took place, in the form of Emergency Remote Teaching, as well as the evaluation of students about this experience. The history of Sociology as a school subject and reflections on the supervised teaching internships and the parts that compose them were also presented. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Supervised internship | en |
dc.subject | Pandemias | pt_BR |
dc.subject | Pandemic | en |
dc.subject | COVID-19 (Doença) | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | en |
dc.subject | Ensino Remoto Emergencial (ERE) | pt_BR |
dc.title | Estágios de docência em ciências sociais durante a pandemia de Covid-19 : relatos e análise de experiências de docência no Ensino Remoto Emergencial da UFRGS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001136028 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License