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"“Não somos só figura pra ser estudado, somos ruptura de colonizado" : o rap e a descolonização do currículo sociológico
dc.contributor.advisor | Costa, Cristiano Bedin da | pt_BR |
dc.contributor.author | Ornelas, Ana Beatriz Ribeiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-01-19T04:36:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/234207 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa discute como o RAP, enquanto produção de saber periférico, atua na descolonização do currículo sociológico no Ensino Médio. São analisados materiais coletados (planos de aula, avaliações e observações) no campo empírico da pesquisa, delimitado a partir de uma prática de regência da Residência Pedagógica, em contexto pandêmico, com estudantes do ensino médio de uma escola municipal de Porto Alegre, onde se apresentou o trabalho da rapper Souto MC, "Retorno". Partindo das reflexões contidas na letra da música, atrelou-se questõesmotivadoras fundamentadas em conceitos sociológicos – como colonialidade do ser, saber e poder –, tecendo, por meio da transcriação curricular, conhecimentos que são gestados em lugares socialmente distintos – o RAP e a sociologia – mas que compartilham um mesmo objeto de observação e reflexão, a sociedade. Conclui-se que as reflexões e produções dos estudantes que participaram dessa exploração sonora, apontam para uma descolonização curricular a partir da junção entre RAP e sociologia. Tal descolonização é apresentada a partir de categorias analíticas que surgiram durante os encontros, que versam sobre as representações simbólicas das populações indígenas, disputas de narrativas coloniais e processos de exotização que permeiam os currículos escolares. Em todas as categorias que emergiram da prática, surgiram críticas direcionadas ao papel da própria escola na perpetuação da colonialidade. Através de currículos que cristalizam as populações indígenas, vistas por lentes enviesadas e estereotipadas, encerradas num passado colonial romantizado e que exotiza a alteridade segundo um ideal imaginado e etnocêntrico. Foram propostas algumas reflexões dialógicas buscando a desconstrução deste estereótipos. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta investigación discute cómo el RAP, como producción de conocimiento periférico, actúa en la descolonización del currículo sociológico en el Bachillerato. Los materiales recolectados (planes de clase, evaluaciones y observaciones) son analizados en el campo empírico de investigación, delimitado desde una práctica de conducción de la Residencia Pedagógica, en un contexto de pandemia, con estudiantes de secundaria de una escuela municipal de Porto Alegre, donde se presentó la obra de la rapera Souto MC, "Retorno". A partir de las reflexiones contenidas en la letra de la canción, las preguntas motivadoras se vinculan a conceptos sociológicos - como colonialidad del ser, conocimiento y poder - tejiendo, a través de la transcreación curricular, conocimientos que se generan en lugares socialmente diferenciados - el RAP y la sociología - pero que comparten el mismo objeto de observación y reflexión, la sociedad. Se concluye que las reflexiones y producciones de los estudiantes que participaron en esta exploración sonora apuntan a una descolonización curricular basada en la unión entre RAP y sociología. Tal descolonización se presenta a partir de categorías analíticas surgidas durante los encuentros, que abordan representaciones simbólicas de poblaciones indígenas, disputas sobre narrativas coloniales y procesos de exotización que permean los currículos escolares. En todas las categorías que surgieron de la práctica, surgieron críticas dirigidas al papel de la escuela misma en la perpetuación de la colonialidad, a través de currículos que cristalizan poblaciones indígenas. Vistas a través de lentes sesgadas y estereotipadas, encerradas en un pasado colonial romantizado que exotiza la alteridad según a un ideal imaginado y etnocéntrico. Se propusieron algunas reflexiones dialógicas, buscando deconstruir estos estereotipos. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Colonialidade | pt_BR |
dc.subject | Colonialidad | es |
dc.subject | RAP | es |
dc.subject | Rap (Música) | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Transcreación didáctica | es |
dc.subject | Residencia Pedagógica | es |
dc.subject | Música e linguagem | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.title | "“Não somos só figura pra ser estudado, somos ruptura de colonizado" : o rap e a descolonização do currículo sociológico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001135905 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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