Pedagogia Hip-hop : a cultura como ferramenta educacional
Fecha
2021Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
O presente estudo visa interpretar a Pedagogia Hip-Hop como uma ferramenta educacional. Realizou-se análises etnográficas tendo como referência exemplos do uso da pedagogia Hip-Hop em ambientes educacionais. Metodologicamente, utilizou-se, principalmente, entrevistas com agentes da cultura Hip-Hop do munícipio de Esteio, no Estado do Rio Grande do Sul. Desta forma, procurou-se apreender a percepção dos atores em relação ao potencial educativo do Hip-Hop. Com isso, tratou-se de apreender como o ...
O presente estudo visa interpretar a Pedagogia Hip-Hop como uma ferramenta educacional. Realizou-se análises etnográficas tendo como referência exemplos do uso da pedagogia Hip-Hop em ambientes educacionais. Metodologicamente, utilizou-se, principalmente, entrevistas com agentes da cultura Hip-Hop do munícipio de Esteio, no Estado do Rio Grande do Sul. Desta forma, procurou-se apreender a percepção dos atores em relação ao potencial educativo do Hip-Hop. Com isso, tratou-se de apreender como o ensino baseado no Hip-Hop pode inserir-se em um ambiente escolar formal e, desta forma, contribuir para uma educação antirracista, libertária e emancipatória. Como resultado, mostra-se ferramenta viável para a permanência das juventudes no sistema escolar. ...
Abstract
This study aims to interpret Hip-Hop Pedagogy as an educational tool. Using ethnographic analyzes with examples of the use of Hip-Hop pedagogy in educational environments and interviews with agents of Hip-Hop culture in the city of Esteio, State of Rio Grande do Sul. In this way, we tried to apprehend the actors' perception in relation to the educational potential of Hip-Hop. With this, it was about apprehending how teaching based on Hip-Hop can be inserted in a formal school environment and, i ...
This study aims to interpret Hip-Hop Pedagogy as an educational tool. Using ethnographic analyzes with examples of the use of Hip-Hop pedagogy in educational environments and interviews with agents of Hip-Hop culture in the city of Esteio, State of Rio Grande do Sul. In this way, we tried to apprehend the actors' perception in relation to the educational potential of Hip-Hop. With this, it was about apprehending how teaching based on Hip-Hop can be inserted in a formal school environment and, in this way, contribute to an anti-racist, libertarian and emancipatory education. As a result, it is an important tool for the permanence of young people in the school system. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37607)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License