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dc.contributor.authorSchiavi, Giovana Sordipt_BR
dc.contributor.authorMomo, Fernanda da Silvapt_BR
dc.contributor.authorMaçada, Antônio Carlos Gastaudpt_BR
dc.contributor.authorBehr, Arielpt_BR
dc.date.accessioned2022-01-05T04:28:19Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1806-4892pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/233700pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Este artigo examina a capacidade de inovação das empresas contábeis no mercado brasileiro, a partir do uso de tecnologias digitais, tendo como base as capacidades de desenvolvimento de tecnologia, operação, gerenciamento e transação. Metodologia: Realizaram-se entrevistas com o gestor principal das empresas e foram coletados documentos institucionais e documentos externos sobre o contexto nacional e internacional da inovação dos negócios contábeis. Resultados: A Contabilidade iniciou o caminho que tradicionalmente se percorre em direção à inovação digital, demonstrando a qualidade e o valor que as soluções relacionadas às tecnologias podem gerar ao serem exploradas nos negócios e, principalmente, nos processos. Esse incremento tecnológico provoca alterações nos modelos de negócio contábeis. Contribuições: Contribui-se para a construção do corpo teórico sobre inovação e Contabilidade, identificando que essa área está a caminho da inovação por utilizar novas tecnologias na criação de operações e no gerenciamento de transações. Constata-se que o processo de inovação e de transformação digital já se apresenta como um desafio real a ser gerenciado.pt_BR
dc.description.abstractPurpose: This article examines the innovation capability of accounting firms in the Brazilian market, in their use of digital technologies, based on technology development, operation, management, and transaction capabilities. Design/methodology/approach: We carried out interviews with the main managers of the companies and collected institutional documents and external documents on the national and international context of accounting business innovation. Findings: Accounting has begun on the traditional path towards digital innovation, demonstrating the quality and value that technology-related solutions can generate when exploited in business and especially in processes. This increase in technology causes changes in accounting business models. Originality/value: The paper contributes to the theoretical body of work on innovation and accounting, identifying that this area is on the way towards innovation by using new technologies in the creation of operations and transaction management. It is clear that the process of innovation and digital transformation already presents a real challenge to be managed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de gestão de negócios. São Paulo, SP. Vol. 22, n. 2 (abr./jun. 2020), p. 381-405pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAccountingen
dc.subjectCapacidade de inovaçãopt_BR
dc.subjectInnovationen
dc.subjectCapacidade organizacionalpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectBusiness modelsen
dc.subjectDigital technologiesen
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.titleNo caminho da inovação : análise das capacidades de inovação de empresas contábeis diante das tecnologias digitaispt_BR
dc.title.alternativeOn the path to innovation : analysis of accounting companies› innovation capabilities in digital technologiesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001134478pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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