O uso da argumentação na acepção de Stephen Toulmin articulado à abordagem histórico-epistemológica com enfoque no aluno : um caminho possível para construção da aprendizagem em relatividade
dc.contributor.author | Januário, Maria Derlandia de Araújo | pt_BR |
dc.contributor.author | Massoni, Neusa Teresinha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-17T04:30:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2595-7376 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/233041 | pt_BR |
dc.description.abstract | Apresentamos uma proposta de investigação e intervenções no campo temático da História, Filosofia e Sociologia da Ciência articulada a um tema de Física Moderna e Contemporânea (FMC) tendo como público alvo estudantes da Escola Básica e seus professores em atividade, que será desenvolvida no curso de doutorado de um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física. São dois os objetivos principais da proposta: contribuir para uma educação científica que valorize e integre aspectos da História e Filosofia da Ciência (HFC) no processo de ensino-aprendizagem de conceitos e princípios de Relatividade, buscando problematizar visões ingênuas sobre a natureza da ciência; e construir uma sinergia entre Universidade e escola, focalizando a escuta e a compreensão da identidade do estudante enquanto sujeito da escolari-zação, a discussão, a divulgação e os usos da argumentação científica, na acepção de Stephen Toulmin (1922-2009). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática - RBECM. Passo Fundo / RS. Vol. 4, n. 3 (edição especial), p. 1268-1286 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | História da ciência | pt_BR |
dc.subject | Filosofia da ciência | pt_BR |
dc.subject | Fisica moderna | pt_BR |
dc.subject | Relatividade | pt_BR |
dc.title | O uso da argumentação na acepção de Stephen Toulmin articulado à abordagem histórico-epistemológica com enfoque no aluno : um caminho possível para construção da aprendizagem em relatividade | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001133315 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40977)Ciências Exatas e da Terra (6198)