Por que o rádio brasileiro começou em Recife
dc.contributor.author | Ferraretto, Luiz Artur | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-15T04:26:45Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1415-0549 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/232995 | pt_BR |
dc.description.abstract | Estudo historiográfico que reposiciona o Rádio Clube de Pernambuco, de Recife, como impulsionador da radiodifusão sonora no Brasil. Demonstra que a sua fundação institucionaliza um processo iniciado em meados da década de 1910 e que transforma experimentos de comunicação por ondas eletromagnéticas ponto-ponto – em especial, radiotelegrafia – em ponto-massa – na passagem da radiotelefonia para o meio rádio. Nesse sentido, descreve a atuação dos entusiastas pernambucanos, muitos dos quais com conhecimento técnico similar ao de seus congêneres dos Estados Unidos. Ao comprovar a importância de tal diferencial em relação a sociedades assemelhadas, demonstra o pioneirismo do grupo nordestino no desenvolvimento do que se conhece, então, como radiocultura. | pt_BR |
dc.description.abstract | Historiographic study that repositions the Radio Clube de Pernambuco, from Recife, as a developer of broadcasting in Brazil. It demonstrates that its foundation institutionalizes a process begun in the mid-1910s and transforms communication experiments by point-point electromagnetic waves – in particular, radiotelegraphy – in mass-point – into the transition from radio telephony to radio as a kind of mass media communication. In this sense, it describes the performance of enthusiasts from Pernambuco, many of whom have technical knowledge similar to that of their congeners in the United States. By proving the importance of such differential in relation to similar societies, it demonstrates the pioneering of the northeastern group in the development of what is known, then, as radioculture. | en |
dc.description.abstract | Estudio historiográfico que reposiciona al Rádio Clube de Pernambuco, de Recife, como conductor de la radiodifusión sonora en Brasil. Demuestra que su fundación institucionaliza un proceso iniciado a mediados de la década de 1910 y transforma los experimentos de comunicación por ondas electromagnéticas punto-punto, en particular, la radiotelegrafía, en el punto-masa, en la transición de la telefonía sin hilos a la radio como medio de comunicación masiva. En este sentido, describe el desempeño de los entusiastas de Pernambuco, muchos de los cuales tienen conocimientos técnicos similares al de sus congéneres en los Estados Unidos. Al demostrar la importancia de tal diferencial en relación con sociedades similares, demuestra el pionerismo del grupo del noreste en el desarrollo de lo que se conoce, entonces, como radio cultura. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia. Porto Alegre. Vol. 28, n. 1 (jan./dez. 2021), p. 1-13. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Radioculture | en |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Radio history | en |
dc.subject | Radio cultura | es |
dc.subject | Historia de la radio | es |
dc.title | Por que o rádio brasileiro começou em Recife | pt_BR |
dc.title.alternative | Why brazilian radio started in Recife | en |
dc.title.alternative | Por qué comenzó la radio brasileña en Recife | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001132952 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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