A experiência estética em modelos teóricos de experiência do usuário
Fecha
2021Tipo
Resumo
As experiências do usuário são dependentes da maneira com que ele interage com determinado produto. Apesar do usuário experimentar o produto como um todo, é possível identificar três componentes ou níveis de experiência: prazer estético, atribuição de significado e resposta emocional. Cada nível de experiência tem seus próprios processos, embora estejam altamente relacionados. Esses processos ficam claros quando se referem à forma que o indivíduo compreende/interpreta um produto (significado) o ...
As experiências do usuário são dependentes da maneira com que ele interage com determinado produto. Apesar do usuário experimentar o produto como um todo, é possível identificar três componentes ou níveis de experiência: prazer estético, atribuição de significado e resposta emocional. Cada nível de experiência tem seus próprios processos, embora estejam altamente relacionados. Esses processos ficam claros quando se referem à forma que o indivíduo compreende/interpreta um produto (significado) ou a forma como ele responde emocionalmente (emocional), porém diferentes processos também se aplicam às respostas estéticas do indivíduo, e esses são mais difíceis de identificar. A percepção estética está diretamente relacionada com uma experiência. Somente parte da experiência do usuário com um produto é uma experiência estética, mas a experiência como um todo não é estética. Nesse contexto, foram identificados, por meio de revisão de literatura, diferentes modelos teóricos de experiência de usuário, com o objetivo de compreender como a experiência estética é abordada. Foram analisados cinco modelos teóricos de experiência do usuário. A partir do estudo dos modelos, foi possível identificar os aspectos relacionados com a experiência estética na interação usuário-produto. Nota- -se que a experiência estética está diretamente relacionada com a experiência emocional, assim como é fundamental uma abordagem multissensorial para alcançar essa experiência. ...
En
Nunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 4. Porto Alegre : Marcavisual, 2021. p. 594-610
Colecciones
-
Libros y Capítulos de Libros (5368)Ciencias Sociales Aplicadas (1067)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
![](/themes/Mirage2Novo//images/lume/cc.png)